Procura por atendimento psicológico cresce durante a pandemia

Publicada em 02/03/2021 - Fonte: ASCOM

A pandemia da Covid-19 trouxe um cenário com o qual poucos estavam acostumados: o isolamento social, que teve reflexos na saúde mental dos estudantes da UFSJ. “No início da pandemia, recebemos uma demanda muito alta por atendimento psicológico”, relembra a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFSJ, Janice Carvalho.

Por isso, foi criado um novo serviço de atendimento em Psicologia que pode ser procurado por todos os discentes: o PsiCovid, em parceria com o Departamento de Psicologia (Dpsic) e o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), que conta ainda com apoio da equipe da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Realizado de forma on-line, o projeto atendeu 148 alunos desde o final de março de 2020, uma média de três atendimentos para cada uma das instâncias parceiras.

Antes, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) já realizava atendimento psicológico voltado a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Por meio desse programa, foram realizados 695 atendimentos em 2020 (do final de março até dezembro) e 53 atendimentos em 2021. O trabalho é feito por profissionais e/ou clínicas credenciadas. São três em São João del-Rei, quatro em Ouro Branco, três em Divinópolis e dois em Sete Lagoas.

Para alunos com esse perfil, é oferecido também acompanhamento psiquiátrico. Ano passado, a clínica cadastrada em São João del-Rei realizou meia centena deles. Internamente, no mesmo período, as duas psicólogas lotadas na Proae, que atuam em São João del-Rei e Divinópolis, foram responsáveis por 415 atendimentos. Atualmente, não há fila de espera para os serviços psicológicos oferecidos pela UFSJ a seus alunos.

Detalhamos, a seguir, como solicitar atendimento psicológico junto à Proae.

Atendimento Psicológico Emergencial
O aluno deve enviar formulário próprio para o e-mail psi_covid@ufsj.edu.br, solicitando esse serviço. Assim que receber a resposta do profissional, por e-mail, é só agendar o melhor horário. Enquanto aguarda a disponibilidade de vagas de um dos psicólogos voluntários ligados a essa modalidade, a Proae orienta os alunos a acessarem uma das seguintes plataformas de atendimento on-line: Relações simplificadas, Muita calma nessa hora, PsiCoViDabr, UniJorge - Plantão psicológico.

Vulnerabilidade socioeconômica
Pode ser solicitado por e-mail, em todos os campi da UFSJ. Em São João del-Rei, os pedidos são protocolados no Setor de Assistência Estudantil. Nos campi fora de sede, nos setores de apoio técnico do Alto Paraopeba, do Campus Centro-Oeste Dona Lindu e no de Sete Lagoas.

Os setores de Assistência Estudantil verificam se os alunos estão cadastrados ou se já tenham participado do Processo de Avaliação Socioeconômica (Pase), pois é necessário, para acesso ao benefício, que informem o Índice de Vulnerabilidade Social constante no Pase. Enquadrando-se em um desses critérios, o aluno receberá uma guia de atendimento, por e-mail, que vai direcioná-lo para um dos psicólogos credenciados pela UFSJ. O agendamento com o profissional é de responsabilidade do beneficiário.

Meditação guiada no CCO
Outra forma de apoio à saúde mental da comunidade acadêmica da UFSJ é o projeto de meditação guiada desenvolvido de forma virtual no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO). Desde que passou a ser oferecido, em julho de 2020, 332 pessoas já passaram por ele.

A meditação guiada é uma prática que contribui para a saúde física e mental, ao promover o equilíbrio das emoções, por meio do incentivo a uma nova forma de buscar a calma e a paz interior, usando áudios com duração de três a 30 minutos. Desenvolvimento da criatividade, melhoria da memória, normalização da pressão arterial e redução da frequência cardíaca são um dos benefícios dessa prática. No campo psicológico e emocional, a atividade contribui para o relaxamento, atenuando o estresse e a ansiedade.

Para receber o link de acesso às sessões de meditação, basta enviar mensagem para este e-mail.

Corte de verbas preocupa para 2022
O possível corte no orçamento das federais, estimado em 18%, vai afetar acentuadamente a área de Assistência Estudantil. De acordo com a pró-reitora Janice Carvalho, se aprovada a redução na Lei Orçamentária Anual (LOA), a Proae sofrerá perda de recursos da ordem de 2 milhões de reais.

Janice avalia, porém, que o serviço psicológico não será afetado neste 2021, mesmo se houver a perda prevista, por conta da rubrica “restos a pagar” de 2020. “A gente espera manter os atendimento existentes, o que não vamos conseguir é ampliar o número de credenciamentos.” Entretanto, se a redução do orçamento se mantiver em 2022, parte das atividades da Proae pode ser paralisada.