Fapemig: Demanda Universal inscreve até 15 de abril

Publicada em 08/03/2021

Até o dia 15 de abril, pesquisadores mineiros poderão se inscrever para a Chamada 01/21 – a conhecida Demanda Universal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que contempla todas as áreas do conhecimento. A agência estatal de Ciência está anunciando R$ 18 milhões para os projetos selecionados, que poderão ser executados em até 36 meses.

A submissão dos projetos deve ser feita, como de costume, pela Plataforma Everest. A Fapemig alerta para algumas novidades desta Chamada. Por exemplo, os projetos aprovados serão pagos em lotes mensais, a serem completados em até 12 meses depois da assinatura dos Termos de Outorga. Ou seja, a cada mês, um lote de projetos receberá os recursos previstos, com a expectativa de que, em um ano, todos eles já estejam com o dinheiro disponível.

Além disso, como alguns programas tradicionais da Fapemig continuam suspensos, será autorizada a utilização de recursos dos projetos aprovados para participação individual em eventos de natureza científica (congressos, seminários, simpósios), limitados a três eventos por projeto, e pagamento de publicação em periódicos indexados. Em ambos os casos, deverão ser obedecidas as normas da Fapemig para cada uma dessas modalidades de apoio, o que será verificado na análise da prestação de contas do projeto.

O edital da Demanda Universal pode ser acessado aqui. Confira também os anexos. No caso de dúvidas, basta encaminhar mensagem para a Central de Informações da Fapemig, pelo Fale Conosco.

Anexo III
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) faz algumas recomendações para os pesquisadores que vão apresentar projetos à Demanda Universal. A primeira delas é quanto à assinatura do Anexo III – Termo de Compromisso da Instituição Executora, parte indispensável da inscrição. Para que o ato aconteça com agilidade, a Prope sugere o seguinte “fluxo de ações”: inicialmente, o pesquisador preenche o Anexo III e, em seguida, obtém documento similar assinado pelo chefe do seu departamento ou seu diretor de centro. Logo após, o interessado deve obter termo de anuência assinado também pelos chefes de departamento ou diretor de centro dos demais participantes do projeto. Cumprida essa etapa de assinaturas, a Prope recomenda o envio do primeiro arquivo (em .doc) e a imagem dos outros documentos assinados para sepes@ufsj.edu.br. Ao final, o Setor de Pesquisa emitirá o termo assinado pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, que é o representante legal da UFSJ para essa chamada.

Outras recomendações
A Prope também elencou uma série de recomendações úteis para quem participará da Demanda Universal e deverá preencher formulários eletrônicos. São elas:
#O termo de compromisso deve ser emitido somente pela Instituição Executora, mas todas as instituições participantes devem apresentar termo de anuência de participação de seus colaboradores.
#Ao citar os participantes do projeto no termo de compromisso, o coordenador se responsabilizará pela obtenção de sua anuência e resposta ao e-mail da Fapemig, enviado pela plataforma Everest para confirmação (item 3.4.4.1) da Chamada. Além disso, caso sejam de departamentos diferentes do coordenador, é necessário enviar termo de anuência dos demais chefes de departamentos ou diretores de centro para a Prope, por e-mail.
#Em caso de parcerias entre instituições, é necessário explicitar claramente no texto do Termo de Compromisso as atividades que serão comuns a todas as instituições e as atribuições e contrapartidas de cada uma.
#É necessário constar no texto do Termo de Compromisso as instalações físicas e os equipamentos disponíveis para execução do projeto.
#É necessário incluir no mesmo texto do Termo de Compromisso os nomes dos participantes da equipe UFSJ (com departamentos/centro).
#Caso a UFSJ não seja a instituição executora, é suficiente para o participante o termo de anuência do chefe do departamento/diretor de Centro.

Persistindo dúvidas, entre em contato com a Prope pelo e-mail sepes@ufsj.edu.br.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação da Fapemig