Conselho de Ética divulga capacitação para projetos de pesquisa

Publicada em 09/03/2021

O Conselho Nacional em Ética em Pesquisa, em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, disponibilizou site com 12 módulos de capacitação que orientam a inscrição de projetos de pesquisa que envolvam seres humanos. O treinamento está disponível para toda comunidade científica da UFSJ de forma gratuita.

Os módulos cobrem questões sobre como inserir um projeto na Plataforma Brasil, quais os limites e cuidados para a realização do trabalho e quais os princípios éticos que devem ser seguidos. O participante receberá um certificado de horas ao terminar cada módulo, lembrando que cada um deles exige uma avaliação prévia, na qual é preciso obter, no mínimo, nota 7.

De acordo com o vice-coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos dos campi sede de São João del-Rei (CEPSJ), Alessandro de Oliveira, a proposta do Conselho Nacional consiste em levar aos pesquisadores o máximo de informações possíveis em torno dos preceitos éticos necessários para pesquisas que incluam pessoas. “Esses módulos têm uma importância muito grande, principalmente nos dias de hoje, haja vista que a Ciência tem sido colocada em questionamento por alguns membros e segmentos da sociedade”, avalia.

Além disso, a iniciativa vem contribuir para o aperfeiçoamento dos projetos de pesquisas da UFSJ, uma vez que o aceite de estudos por um Comitê de Ética é pré-requisito para sua análise e aceitação em publicações.

Para mais informações, entre em contato com o CEPSJ pelo email cepsj@ufsj.edu.br.

 

Samara Santos
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom