NTInf recomenda troca de senhas do e-mail institucional

Publicada em 15/03/2021

Conforme publicado em O Estado de S.Paulo, em 5 de março, na reportagem Megavazamento global expõe mais de 10 milhões de senhas de e-mails brasileiros, fomos informados da quebra de segurança que ocorreu, de forma gratuita, no começo de fevereiro, afetando cerca de 3,2 bilhões de usuários. Entre as credenciais brasileiras, estão mais de 70 mil senhas do setor público, entre as quais cerca de 350 de servidores da UFSJ.

Entretanto, na nota oficial divulgada pela Secretaria de Governo Digital (SGD) ainda no dia 5, as equipes de Segurança da Informação do Governo Federal verificaram que as informações divulgadas se referiam a uma consolidação de vazamentos antigos de dados de usuários em plataformas privadas na Internet. Todas as contas do setor público identificadas têm relação com cadastros em aplicativos ou portais privados, nos quais o usuário informou o e-mail institucional. Concluiu-se, assim, que os sistemas do Governo Federal não foram alvo de ataques bem-sucedidos e nenhuma informação de Estado foi comprometida.

Diante desse cenário, recomendamos a troca das senhas das contas @ufsj.edu.br, descartando-se os padrões ou elementos de senhas anteriores. Devido aos riscos que tais práticas podem apresentar, também incentivamos a conscientização dos usuários quanto a não utilização dos e-mails institucionais (e outros recursos) em sites sem qualquer relação com a instituição.

Para realizar a troca das senhas, o Núcleo de Tecnologia da Informação da UFSJ (NTInf) se coloca à disposição para o esclarecimento de dúvidas e auxílio nesse processo de mudança de senhas. Basta entrar em contato com a Central de Suporte do NTInf, por telefone (32 3379-5824) ou por e-mail: centraldesuporte@ufsj.edu.br.