Pós em Artes Cênicas promove seminário: inscrições até sexta, 19

Publicada em 17/03/2021 - Fonte: ASCOM

O Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFSJ, sob a supervisão do professor Alberto Tibaji, realiza, no período de 7 a 9 de abril, das 14h às 18h, o Seminário Mal de arquivo | Memória | Artes da cena.

As inscrições serão recebidas até sexta, 19, neste link. O número de vagas é limitado, e será dividido entre as pós em Artes Cênicas da UFSJ (30 vagas) e a de Artes da UFC (20), e o público em geral (15 vagas).

O seminário tem como objetivo revisitar as passagens, nas quais circulam as dimensões do mal de arquivo, da memória e das artes da cena. Considerando a situação em que vivemos, em termos políticos e de saúde pública, surge a urgência de discussões que circulam nas passagens indicadas, trazendo à tona alguns questionamentos: o que merece e pode ser arquivado? O esquecimento é daninho? Que desafios as artes da cena apresentam à memória, à história e ao (mal de) arquivo?

Durante os encontros, serão discutidos três textos básicos: Mal de arquivo, de Jacques Derrida, tradução de Cláudia de Moraes Rego; Documento/Monumento, de Jacques LeGoff, tradução de Suzana Ferreira Borges; e Corpos co(se)m memórias: estratégias de re-enactment na dança contemporânea, de Timmy de Laet, tradução de Roberta Ramos Marques e Poliana Dantas. As discussões serão conduzidas pelo professor Alberto Tibaji (UFSJ) e pela professora Thereza Rocha, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Rafaella Azevedo
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom