João Figueiredo Cortese fala sobre teoria de Blaise Pascal

Publicada em 17/03/2021 - Fonte: ASCOM

Nesta quarta, 17, às 15h, a UFSJ recebe o professor João Figueiredo Nobre Cortese (USP), a convite do Departamento de Tecnologia e Engenharia Civil, Computação e Humanidades (Dtech), Campus Alto Paraopeba, para a palestra Colocando os indivisíveis na balança: Blaise Pascal e a pré-história do cálculo integral, que será transmitida pelo Google Meet.

A palestra, aberta a todas e todos da comunidade acadêmica, tem como objetivo discutir o modelo de Pascal e o estatuto do “indefinido” na sua prática matemática.

O palestrante
João Figueiredo Nobre Cortese é doutor em Epistemologia e História da Ciência pela Université de Paris VII/Denis Diderot e doutor em Filosofia pela USP. É pesquisador do Núcleo de Bioética da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e pesquisador associado ao Laboratório Sphere (Université de Paris e CNRS). Atualmente, leciona no Instituto de Biociências da USP, no Ibmec-SP e na Faculdade Paulo VI. Sua tese de doutorado teve por título O infinito em peso, número e medida: a comparação dos incomparáveis na obra de Blaise Pascal.

Samara Santos
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom