Ator inicia série de entrevistas da Associação Ponte entre Culturas

Publicada em 26/03/2021

Para comemorar seus 15 anos de trabalho no Brasil, a Associação Ponte entre Culturas realizará sábado, 27, às 16h, a primeira live do projeto Encontros Notáveis e Conexões Criativas. O primeiro convidado será o ator de cinema, teatro e TV, Norberto Presta, que será entrevistado pelo pesquisador de Artes Cênicas, Gianluca Barbadoni.

Trazendo personalidades renomadas internacionalmente, que participaram da trajetória da Associação e com forte presença no eixo Brasil-Itália, as entrevistas desejam abordar a dimensão do fazer artístico, da criatividade e da liberdade expressiva, por meio de um bate-papo descontraído e interativo, celebrando a troca de experiências e de boas práticas através da arte, e estabelecendo conexões criativas, inclusive com o público.

Norberto Presta
Norberto Presta é ator, diretor e dramaturgo premiado, pedagogo e autor, além de fundador do Centro di Produzione Teatrale Via Rosse (Itália) e da Trânsito Produções Culturais, em parceria com Andrea Elias, no Rio de Janeiro. Iniciou seus estudos em 1971, na Escola Municipal de Arte Dramática e no Conservatório Nacional de Buenos Aires (Argentina). Em 1981, participou do International School of Theatre Anthropology (ISTA). Desde então, trabalha na Europa, Argentina e Brasil, tendo escrito, dirigido e interpretado numerosos espetáculos e participado de diversos festivais internacionais, além de desenvolver uma intensa atividade formativa, colaborando com grupos teatrais. Os temas sociais e políticos, em um teatro onde a imagem e o corpo são protagonistas, fazem o conteúdo e a forma de seu trabalho. No Brasil merecem destaque suas atividades junto à Unicamp, como pesquisador convidado e diretor teatral. Atuou na televisão em várias novelas e séries, e no cinema, nos filmes Argentino, O homem de escrever e O último jogo.

Gianluca Barbadori é ator, diretor, pesquisador, professor de Teatro com intensa trajetória internacional em produções e projetos artísticos em mais de 26 países, em quase todos os continentes.

Encontros coincide com os 50 da carreira teatral de Presta e o lançamento do documentário Teatrante - parecia impossível, produzido durante a pandemia com material de repertório e depoimentos de colegas e amigos residentes nos vários países por onde o ator, dramaturgo e diretor ítalo-argentino viveu e realizou seu trabalho.

Ponte entre Culturas
A Associação Ponte entre Culturas foi criada em 1999 na Itália, por Gianluca Barbadori, com o intuito de promover o intercâmbio artístico e cultural entre aquele país e a América Latina. Chega ao Brasil pelas mãos da italiana Giusi Zamana, com a fundação da Associação Ponte entre Culturas – Minas Gerais. Entusiasta da troca entre os povos e da promoção democrática da arte e da cultura como vetor de transformação social, a gestora cultural fixa residência no Brasil e desde então desenvolve, à frente da entidade, diversos projetos: festivais, seminários, atividades de capacitação, formação e pesquisa.