A reinvenção do teatro em tempos de pandemia

Publicada em 26/03/2021

As cortinas se abrem. O espetáculo acontece. O público aplaude. As cortinas se fecham. Esse resumo bastante limitado sobre um espetáculo teatral seria, um ano atrás, mera obviedade. Hoje, não mais! Em tempos de pandemia, a arte precisou se reinventar, mas não perdeu sua essência.

“Com o advento de novas formas de difusão cultural, como as mídias internáuticas, tornou-se mais fácil, ao pequeno produtor cultural, a difusão e divulgação de seu trabalho. A pandemia aprofundou a influência dessas novas ‘redes’ e assim, também, abriu espaço para produções mais localizadas, que tratam das realidades de cada região”, comenta a coordenadora dos cursos de Teatro da UFSJ, professora Claudia Braga.

Este novo cenário provavelmente terá um impacto na formação dos estudantes. “Os cursos de Teatro da UFSJ, que já estavam em fase de reformulação, estarão atentos a essas transformações de modo a inseri-las na formação dos profissionais que lá se prepararão”, afirma a docente.

O nascimento tanto do bacharelado como da licenciatura em Teatro da UFSJ remonta ao final de 2008 e a primeira turma iniciou em março de 2009. De acordo com o professor Alberto Tibaji, docente do curso e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), isso vai ao encontro da vocação artística de São João del-Rei e região. “A gente sempre fala de São João del-Rei como a cidade da música, mas também é uma cidade do teatro. A gente tem registros de apresentações cênicas desde o século XVIII, não apenas de teatro, mas também de óperas”, informa.

Segundo o portal Educação UOL, o Dia Mundial do Teatro (27 de março) foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional de Teatro, ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A primeira mensagem do Dia Mundial do Teatro foi escrita pelo escritor e dramaturgo francês Jean Cocteau, em 1962.

Conheça mais sobre os cursos de Teatro da UFSJ em https://ufsj.edu.br/teatro/sobre_os_cursos.php

* Especial Dia Mundial do Teatro. Acompanhe as próximas publicações nas redes sociais da UFSJ: Facebook, Instagram e Twitter.