Humor é coisa de mulher

Publicada em 31/03/2021

Aline Braga Resende

Batom, Lápis & TPM é uma exposição de artes gráficas realizada desde 2011, que propõe estimular e oferecer espaço a artistas, amadoras ou profissionais a mostrarem suas produções no Dia Internacional da Mulher.

A exposição é organizada pela Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu) e Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Foi notada a ausência periódica das mulheres no Salão do Humor, que poderia ser causada pela falta de identificação das artistas com as temáticas da exposição.

O evento é uma forma de valorizar e incentivar o olhar feminino na linguagem do humor, uma vez que a classe de cartunistas, predominantemente, é composta por homens, e já se consolidou como o principal espaço no Brasil de valorização e divulgação de produções femininas no cenário das artes visuais ligadas ao humor.

Na décima edição, em 2021, estão expostos 70 trabalhos de mulheres de vários países. Foram recebidas inscrições de 110 trabalhos, de 45 cartunistas de 11 países. Poderão ser vistos nas mostra: cartuns, caricaturas, charges, ilustrações, HQs e tiras.

As artistas trazem para a exposição assuntos do cotidiano feminino, como relacionamentos abusivos, empoderamento, família, a ditadura da beleza, gordofobia, racismo, violência, estupro, maternidade, heterossexualidade compulsória e feminicídio.

Batom, Lápis & TPM pode ser vista neste link.


Chefe do Setor de Projetos Artísticos e Culturais do Centro Cultural UFSJ (Sepac), da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários