Recomendações de segurança para evitar a Covid-19 no feriado

Publicada em 31/03/2021

As instituições científicas que acompanham de perto a pandemia têm alertado para a gravidade do momento no Brasil e, especialmente, para a necessidade de reforçar os cuidados em momentos propícios para aglomerações, como feriados e festividades. Nos próximos dias, muitos celebrarão a Semana Santa ou simplesmente terão pela frente mais um feriado. A Universidade Federal de São João del-Rei recomenda que todos sigam rigorosamente as recomendações de segurança para evitar a Covid-19.

Relembrando o alerta sobre as festividades do final de ano, redigido pela professora do CCO/UFSJ e epidemiologista Clareci Cardoso, resgatamos uma série de dicas para que nossas famílias, amigos e nós mesmos fiquemos protegidos. Confira:

1- Manter o afastamento social. Qualquer celebração, festa ou reunião deve acontecer somente com as pessoas que já compartilham o mesmo domicílio.

2- Utilizar sempre a máscara ao interagir com pessoas de fora do domicílio. Com o surgimento da variante P1, mais transmissível, recomenda-se, preferencialmente, o uso de máscaras PFF2 (N95). Além disso, é fundamental respeitar sempre um distanciamento mínimo de pelo menos dois metros das outras pessoas.

3- Lavar sempre as mãos com água e sabão de forma abundante frequentemente, ou utilizar álcool em gel (70%), principalmente após tocar objetos ou superfícies de uso comum.

Todas as cidades e regiões onde a UFSJ tem campus estão com seus sistemas de saúde operando em lotação máxima para Covid-19. O informativo Nepe/UFSJ aponta crescimento forte do contágio em São João del-Rei e região, e o boletim diário Covid-19 elaborado pela UFSJ aponta que este é um problema também em Divinópolis, Sete Lagoas e Ouro Branco.

Neste feriado, cuide de quem você ama: proteja-se da Covid-19!

Imagem: Unicef