UFSJ investe na atualização de seu acervo bibliográfico

Publicada em 05/04/2021

O Edital 001/2020/UFSJ/PROEN/DIBIB, lançado em outubro de 2020, com licitação realizada em 29 de dezembro de 2020, foi destinado a atender às demandas de bibliografia necessárias à adequação do acervo às exigências contidas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) da UFSJ. A ação, consequentemente, amplia o acesso à informação por meio de acervo bibliográfico atualizado, para incremento da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, em atendimento a uma das exigências avaliativas do MEC.

A aquisição de material bibliográfico – resultado do esforço coordenado entre Reitoria e pró-reitorias de Ensino, de Pesquisa, de Planejamento e de Administração –, contemplou as necessidades dos cursos de graduação, pós-graduação e de determinados setores para a compra de livros físicos e e-books, que não estavam disponíveis na plataforma digital Minha Biblioteca, adotada pela UFSJ durante os períodos de ensino remoto.

De acordo com o diretor da Divisão de Biblioteca, Paulo Cesar dos Santos, foram destinados 700 mil reais em recursos para essa atualização. “Após a licitação, 25% adicionais foram alocados aos empenhos das vencedoras, para que a UFSJ pudesse atender aos itens que não entraram na listagem final, por excederem o recurso disponível.” Devido à pandemia, a logística da entrega está sendo negociada.

O último pregão para a compra de material bibliográfico na UFSJ aconteceu em 2014. Nesse intervalo, como informa Paulo, cursos foram implantados, com lacunas em suas bibliografias. “Esse déficit de acervo, com essa licitação, começa a ser sanado.”

Biblioteca digital
Ano passado, a Universidade assinou a Minha Biblioteca, plataforma digital de livros que possui um vasto acervo de títulos técnicos e científicos, formado por mais de 12 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 15 selos editoriais, que franqueia a estudantes, professores e profissionais acesso rápido, fácil e simultâneo a milhares de títulos.

O acervo multidisciplinar está dividido em sete catálogos: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica e Artes & Letras. Para ter acesso às obras digitais, você precisa utilizar o Pergamum, que é o Sistema de Gerenciamento de Acervo da UFSJ.

Outra facilidade que vem sendo oferecida à comunidade acadêmica é a assinatura da Target GedWeb, que disponibiliza acesso às normas técnicas da ABNT e às vigentes no Mercosul. O serviço atende à necessidade detectada em pesquisa junto aos usuários das bibliotecas da UFSJ, e também é feito via Pergamum. “Essas iniciativas são imprescindíveis para a melhoria da qualidade da formação superior na UFSJ, na medida em que amplia o acesso à informação por meio do oferecimento de acervo bibliográfico atualizado e a outros recursos informacionais de qualidade”, orgulha-se Paulo.

Experiência de usuário
O estudante de Jornalismo da UFSJ, Guilherme Guerra, que estagia na Assessoria de Comunicação, compartilha sua experiência de navegação na Minha Biblioteca:

“Disponibilizada para a comunidade acadêmica durante o período remoto, a Biblioteca Virtual possibilitou a nós estudantes o acesso a uma plataforma repleta de livros, textos e demais arquivos técnicos e científicos. A página é prática e de fácil entendimento. No site biblioteca.ufsj.edu.br, há uma caixa de pesquisas onde você insere o título ou o nome do autor da obra desejada. Também há outras funções para refinar a busca, como definir o tipo de obra, a ordenação, entre outras. Feito a busca, a plataforma localiza o arquivo, você insere o seus dados de login (número de matrícula e senha), e o arquivo é disponibilizado para visualização. Algumas dificuldades para a visualização dos arquivos foram encontradas, tanto na versão mobile quanto para desktop.”

A Divisão de Biblioteca promoveu, recentemente, treinamento para toda a comunidade acadêmica na plataforma digital, e publicou tutorial para o primeiro acesso.