Pós em Letras convida para palestra com Eneida Maria de Souza

Publicada em 06/04/2021 - Fonte: ASCOM

Nesta quarta, 7, às 16h, com transmissão pelo Google Meet, o Programa de Mestrado em Letras da UFSJ (Promel) recebe a professora Eneida Maria de Souza (UFMG), decana da crítica literária brasileira, que foi visitante no Programa, de 2010 a 2014. Eneida vai falar sobre Crítica literária e cultural hoje, como convidada da professora Maria Ângela Resende, que ministra a disciplina Teorias Críticas da Cultura.

Professora emérita da UFMG, Eneida é doutora em Literatura Comparada - Semiologia, pela Université de Paris VII, com tese sobre Mário de Andrade. Seu currículo informa que tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica cultural, dependência cultural, Mário de Andrade, biografia literária e crítica brasileira. Transita por esse trajeto crítico da forma como gosta: pelas margens, propondo deslocamentos marcados pela transdisciplinaridade, os quais biografam o real como metáforas.

Autora de quase 30 títulos, sua produção dá bem a medida das inquietações intelectuais que marcam sua carreira acadêmica. O “caráter móvel dos signos” está presente em Crítica cult (Editora UFMG, 2002); Pedro Nava: o risco da memória (Funalfa, 2004) e O século de Borges (Editora Autêntica, 2009), e também nas publicações de que participou, como Modernidades tardias (UFMG, 1998) e Mário de Andrade e Henriqueta Lisboa – Correspondências (Edusp/Peirópolis, 2010).