<i>Embaralhamento de Hummer</i> nos Seminários Defim

Publicada em 08/04/2021 - Fonte: ASCOM

Nesta segunda, 12, às 19h, com transmissão pela RNP, acontece a quinta palestra do Ciclo de Seminários do Departamento de Estatística, Física e Matemática (Defim), Campus Alto Paraopeba. O embaralhamento de Hummer é o tema do professor Bernardo Borges de Lima, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Bernardo, graduado em Engenharia Civil pela UFMG, possui doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, e exerce o cargo de professor titular do Departamento de Matemática na instituição mineira. Sua área de atuação é probabilidade, mais especificamente, o estudo de questões ligadas aos modelos de percolação.

Neste webinário, serão feitas algumas mágicas com baralho, no intuito de provar um teorema. É recomendado que a audiência acompanhe a atividade com as cartas em mãos.

Apresentações anteriores
O evento teve início dia 1º de março, e já realizou quatro conferências, que podem ser revistas no canal que o Departamento mantém no YouTube. Laécio Carvalho de Barros, da Unicamp, falou sobre Lógica Fuzzy e aplicações; Heloisa Passarelli Vieira (Itaú) trouxe o tema Exemplo de utilização da matemática/estatística no meio empresarial; Kelly Beatriz Dozinel (UFSJ), com Elas nas Exatas?, debateu o tema mulheres na Ciência; Sandra Mara Malta, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), discutiu com a audiência Um modelo SEIRD generalizado para a Covid-19 com mecanismo implícito de distanciamento social.

Rafaella Azevedo
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom