Professora da UFSJ discute, em podcast, a <i>Pink Tax</i>

Publicada em 12/04/2021

A professora aposentada do curso de Ciências Econômicas da UFSJ, Daniela Raposo, participou de um bate-papo descontraído no podcast do Geeknomics, sobre a desigualdade de gênero no mercado de consumo no Brasil, conhecida como Pink Tax. O debate foi conduzido pelos casters Anderson Mattozinhos, economista com MBA em Economia Comportamental, Quintiliano Campomori, professor pós-graduado em Negócios, Finanças, Projetos, Gestão Pública e Direito Administrativo, e Marcela Marcatto, marqueteira com foco de atuação na relação com consumidores e análise de comportamento de consumo, que fazem parte da equipe do site.

Pink Tax é uma expressão que caracteriza o fato de que alguns produtos possam ter preços sobrevalorizados quando são ofertados para o público feminino. Daniela orientou pesquisa sobre o comportamento de consumo e a presença da mulher no mercado de trabalho, analisando dados relativos ao gênero feminino, num comparativo do preço de produtos para esse público. O estudo foi realizado em parceria com a aluna Laura Amaral.

No Geeknomics, a professora destaca que pesquisas como essas são novas, começaram a ser desenvolvidas nos Estados Unidos em 2015. E revelam que, também no Brasil, há produtos idênticos, como por exemplo os de higiene, com a mesma funcionalidade, qualidade e marca, com preços diferentes para homens e mulheres. Ou seja, detalhes subjetivos, como a cor de um produto, pode fazer o valor oscilar em até 44% para mais. “Além da desigualdade salarial de 22%, identificamos a discriminação no quesito preço em 35 categorias de produtos”, afirma Daniela. “O que incomoda é o mercado julgar que a mulher não será feliz se ela não tiver o produto da cor rosa. Por isso, é importante para nós, cientistas, podermos mostrar um trabalho como esse, sobre o custo rosa, aliando a teoria acadêmica à economia feminista. Trazer a percepção da importância da mulher como produtora e consumidora, é mais uma frente de luta no combate à desigualdade e em prol dos seus direitos.”