Observatório da Saúde Coletiva é destaque em evento nacional

Publicada em 14/04/2021 - Fonte: ASCOM

O trabalho Educação em Saúde e pandemia de Covid-19, potencialidades e limitações de atividades formativas a distância na Atenção Primária à Saúde foi premiado durante o 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Fruto das ações do Grupo de Trabalho de Matriciamento, da Sala de Formação e Acolhimento do Observatório da Saúde Coletiva (Obesc) da UFSJ, tem como autores Jade Chartone, Bianca de Araújo, Carmen Marques, Larissa Arantes, Aline Laís de Souza, Cássia Beatriz Batista, Julia Brandi e Tatiana Miranda.

Segundo a coordenadora do Observatório, professora Carmem Marques (Demed), a pesquisa analisou a atuação da referida Sala, ao longo de 2020, destacando as potencialidades e limitações desse trabalho e trazendo reflexões sobre a importância da integração ensino-serviço-comunidade, num momento de emergência sanitária. “As reflexões e aprendizados trazidos pela experiência apontam para a importância da integração entre Universidade e serviços de saúde, visando à consolidação do Sistema Único de Saúde. Apesar das dificuldades presentes nessa relação, ficou claro que um SUS cada vez mais fortalecido depende da construção coletiva e da sensibilização dos diversos atores que o formam, sejam da academia, dos serviços de saúde, da gestão e das comunidades”, explica a coordenadora. O trabalho completo pode ser acessado aqui.

Além da pesquisa premiada, apresentada como comunicação oral, o Obesc mostrou no Congresso da Abrasco outros três trabalhos de forma assíncrona. Confira, ao final desse texto, os títulos, os eixos temáticos nos quais foram apresentados e os autores desses trabalhos.

Mobilização, solidariedade e proteção
O Obesc começou suas atividades em 2020, como um projeto de extensão aprovado na chamada de demanda estimulada para o Programa Institucional de Auxílio ao Enfrentamento à Pandemia Covid-19 da UFSJ. Esse projeto nasceu da parceria entre o Observatório Urbano de São João del Rei e o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesc) da UFSJ e desenvolveu, ao longo de 2020, inúmeras ações, como atividades de mobilização social, solidariedade e proteção social a famílias e pessoas em vulnerabilidade, 17 atividades de formação de profissionais da rede de saúde e assistência social são-joanense e da região sobre temas relacionados à Covid-19, além de plantões de acolhimento emocional aos profissionais de saúde que trabalhavam na pandemia e campanhas de conscientização sobre a Covid-19, entre outras iniciativas. Várias produções científicas foram produzidas pelo Observatório, como pesquisas, participação em eventos científicos e a promoção de rodas de conversa e seminário on-line. Ao final de 2020, segundo a professora Carmem, esse projeto foi aprovado no Pibex 2021, sob a forma de programa, que está em execução.

Abrasco
Outros trabalhos apresentados pela UFSJ no 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde:

#Narrativas da pandemia: a escrita como cuidado cotidiano frente à Covid-19
Eixo: Gestão do Cuidado e de Serviços de Saúde
Autoras: Núbia Vale Rodrigues, Beatriz Gomes Dalla Justina, Daniela Marras Dias de Souza, Juliana Dela-Sávia, Lara Canaã Marzano, Cássia Beatriz Batista.

#Biopolíticas em tempos de pandemia: as técnicas locais de governo dos corpos na pandemia
Eixo: Produção de Conhecimento em Política, Planejamento e Gestão no Contexto da Saúde Coletiva
Autores: Giovanna Garcia de Oliveira, Maria Clara Silva Mendes, Jade Chartone Eustáquio, Núbia Vale Rodrigues, Raquel Rodrigueiro Camacho, Vitória Soares Silveira Braz, Ana Cristina de Lima Pimentel, Alfredo Navá Sánchez, Mário César Rezende Andrade.

#As experiências das monitoras do Observatório da Saúde Coletiva: relação escola- serviço-comunidade e formação interprofissional
Eixo: Política, Planejamento e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Autoras: Maria Clara Silva Mendes, Giovanna Garcia de Oliveira, Jade Chartone Eustáquio, Núbia Vale Rodrigues, Raquel Rodrigueiro Camacho, Vitória Soares Silveira Braz, Ana Cristina de Lima Pimentel, Cássia Beatriz Batista e Maria Clara Oliveira Santos.