Semana de Integração Tecnológica volta em versão on-line

Publicada em 19/04/2021 - Fonte: ASCOM

A 13ª Semana de Integração Tecnológica (13ª SIT) será realizada de 3 a 7 de maio, em formato virtual, com o tema Cadeia produtiva da pecuária mineira: desafios e oportunidades. As inscrições estão abertas, e podem ser efetivadas neste link, que reúne também todas as informações referentes ao evento. Das mil vagas para os cursos, quase metade já foram preenchidas.

Em sua última edição, a SIT 2019 reuniu mais de três mil participantes, resultado considerado surpreendente pelos organizadores, e que pode ser superado na edição 2021, a se manter o ritmo das inscrições. Em 2020, o evento foi cancelado por causa da pandemia da Covid-19, mas decidiu-se levar adiante a 13ª edição, nessa nova realidade das transmissões virtuais, decorrente do recrudescimento da pandemia em todo o país.

“A Semana de Integração Tecnológica é um evento de transferência de tecnologia que procura integrar instituições, para promover o desenvolvimento regional e estadual. Há 14 anos, promove o diálogo e a troca de experiências entre agricultores, consultores, assistentes técnicos de empresas públicas, pesquisadores, estudantes, professores e representantes de empresas privadas”, diz o coordenador do evento, Marco Aurélio Noce, técnico do Setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo.

Outro objetivo que sempre marcou o projeto da SIT é a integração dos diversos setores de interesse no segmento agropecuário, agregando conhecimento gerado pelas instituições parceiras ao debate e ao planejamento de ações futuras, a fim de contribuir para o desenvolvimento no meio rural, faz questão de frisar o coordenador.

Parcerias
Em sua 13ª edição, a SIT tem como principais parceiros a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas (UFSJ/CSL), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema Faemg /Senar-MG) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped). Conta ainda com o apoio e a parceria de instituições privadas, como a KWS Sementes.

Pesquisadores de outras unidades da Embrapa, de instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento também colaboram. Nesta 13ª edição da SIT On-Line, além da Embrapa Milho e Sorgo, já estão confirmadas as participações da Embrapa Gado de Leite (MG), Embrapa Pecuária Sul (RS) e Embrapa Solos (RJ).

Estão programadas cerca de 30 atividades de caráter técnico, entre seminários, mesas-redondas, cursos temáticos e dias de campo. O tema central vai enfatizar a produção leiteira, desde questões técnicas do sistema de produção, até alternativas de agregação de valor e de comercialização do produto final, passando pelo debate social.

A cerimônia de abertura está marcada para 3 de maio, às 18h. Em seguida, estão programadas duas palestras: Indicadores técnicos e econômicos da pecuária leiteira em Minas Gerais, a ser proferida por Christiano Nascif, superintendente do Senar/Minas; e Novas oportunidades de agregar valor ao leite, com Paulo do Carmo Martins, da Embrapa Gado de Leite.

Mais informações, por e-mail e no canal da Embrapa Milho e Sorgo no YouTube.