Dossiê homenageia o filósofo John Searle

Publicada em 19/04/2021

Organizado pelos professores Maxwell Morais de Lima Filho, da Federal de Alagoas (Ufal) e Argus Romero Abreu de Morais (UFSJ), o Dossiê Naturalismo Biológico de John Searle vem homenagear o filósofo que é considerado um dos principais pensadores contemporâneos da tradição da Filosofia Analítica, em geral, e da Filosofia da Linguagem, em particular.

John Rogers Searle nasceu em 1932, em Denver, Estados Unidos. Durante sua formação acadêmica, na década de 1950, estudou na Universidade de Oxford com os renomados filósofos Gilbert Ryle, John Austin e Peter Strawson. Searle ficou mundialmente famoso ao publicar, em 1969, Atos de fala: um ensaio de filosofia da linguagem. Alcançou notoriedade ao desenvolver a Teoria dos Atos de Fala de Austin. Em coautoria com Daniel Vanderveken, publicou também Introdução à teoria dos atos de discurso, traduzida nesse Dossiê pela professora Cândida de Sousa Melo.

O Dossiê Naturalismo Biológico de John Searle tem o intuito de promover, de forma acessível ao grande público, variadas discussões sobre o artigo Filosofia da Mente (1980), no qual o pensador sistematiza a expressão “naturalismo biológico”, denominando aquele que será conhecido, desde então, como um dos escopos teóricos mais importantes para a tentativa de explicação do fenômeno da consciência, aspecto central do problema mente-corpo.

O projeto, que celebra o aniversário de 40 anos dessas publicações, reúne diversos colaboradores, que se dedicaram a produzir 14 artigos, três resenhas e duas traduções, uma tarefa que se tornou ainda mais complexa em consequência do contexto atual de crise sanitária e negacionismo científico.

A íntegra do Dossiê, publicado na Revista Reflexões, pode ser acessado aqui.

Rafaella Azevedo
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom