CyRos abre seleção para time de ação empreendedora

Publicada em 20/04/2021 - Fonte: ASCOM

O Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas da UFSJ (CyRoS) abriu processo seletivo para criação do time Enactus de Ação Empreendedora em São João del-Rei. As inscrições vão até o dia 22 de abril.

A primeira etapa da seleção consiste no envio do Currículo Lattes e do histórico escolar. Em seguida, entrevista com os candidatos selecionados, que concorrem a 10 vagas, número mínimo para se formar a equipe, que vai demandar disponibilidade de 10 horas semanais dedicadas às atividades do projeto.

A proposta tem como objetivo criar uma rede de estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos com o intuito de “ incentivar o espírito empreendedor entre os alunos, técnicos e professores da UFSJ e ajudar diretamente a comunidade de São João del-Rei por meio de projetos de desenvolvimento social”, como destaca a equipe organizadora.

A Enactus
Rede internacional com mais de 70 mil estudantes distribuídos em 36 países, trabalhando em quase cinco mil projetos que impactam a vida de aproximadamente dois milhões de pessoas por ano. Todo programa Enactus segue cinco fases de implementação: estabelecimento, desenvolvimento do time, orientação colaborativa, ação empreendedora e excelência de competição.

Cada programa recruta estudantes e envolve professores, conselheiros de negócios e líderes de time, com o objetivo de ajudar estudantes a perceberem o próprio potencial a partir de treinamentos, diálogos abertos e eventos de liderança. Os times conduzem a avaliação de necessidades nas comunidades para garantir o máximo de impacto local e global. Os estudantes usam suas habilidades empreendedoras para melhorar as condições de vida das pessoas e possibilitar mudanças sustentáveis. Nos eventos nacionais e internacionais, os times apresentam seus projetos e compartilham ideias, ao mesmo tempo em que se conectam com líderes de negócios em várias partes do mundo.

Uma vez por ano, os projetos mais inovadores e influentes de toda a rede são apresentados na Enactus World Cup. Um time campeão de cada um dos 36 países compete apresentando seus melhores projetos. Nos últimos 15 anos, o evento sempre se esforçou em promover a competição, a colaboração e a celebração da diversidade.

CyRos
O Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas da UFSJ (CyRoS) foi fundado em 2010. Promove ações voltadas para o desenvolvimento de tecnologias para a promoção humana sustentável. Atualmente, os membros trabalham em projetos nas áreas de robótica, educação, tecnologias assistivas, biomecânica, internet das coisas, indústria 4.0 e inteligência artificial.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o CyRos por e-mail: nrta.cyros@ufsj.edu.br.

Samara Santos
Estudante de Jornaismo, estagia na Ascom