Conversando Agroecologia: agenda desta terça, 20

Publicada em 20/04/2021 - Fonte: ASCOM

Manejo ecológico de pragas é o tema a ser debatido hoje, 20 de abril, às 20h, na agenda do Conversando Agroecologia On-line. Palestrando, a professora Lêda Gonçalves Fernandes, do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção orgânica do IF-Sul de Minas, campus Machado. Para participar, acesse este link do Google Meet.

Sistema que utiliza várias formas de controle simultâneas, o Manejo ecológico de pragas (MEP) procura manter, e não exterminar, os insetos-pragas em determinados níveis de equilíbrio, de modo a preservar a saúde, a cultura e o lucro do agricultor. Nesse novo conceito, pragas são consideradas quaisquer animais que competem com o homem pelo alimento por ele produzido. Antes de iniciar o manejo, o produtor deve identificar qual a praga que sempre causa danos à sua lavoura, e investir em inspeção periódica, a fim de conhecer os hábitos das possíveis pragas existentes, época de maior ocorrência, fase do desenvolvimento que causa maiores danos (larva, ninfa ou adulto), e plantas hospedeiras que se encontram próximas da lavoura.

O evento, aberto ao público, é promovido quinzenalmente pelo Grupo Guayi de Agroecologia, do Campus Sete Lagoas, e realizado em parceria com Embrapa, Epamig, Emater-MG, UFSJ, Neapo e CPOrg-MG.

Para saber mais: guayi@ufsj.edu.br.