Terceira Idade traz debate sobre envelhecimento funcional

Publicada em 22/04/2021

Quando o assunto é envelhecimento, muito se fala de capacidade funcional, imprescindível para se ter qualidade de vida, mantida a habilidade dos idosos em executar tarefas cotidianas, simples ou complexas, necessárias para uma rotina independente e autônoma. Envelhecimento funcional é o tema que o Programa de Extensão Universidade para a Terceira Idade da UFSJ coloca em pauta nesta quinta, 22, às 17h, com a médica Mônica Campanha, e transmissão pelo YouTube. A palestra é aberta à comunidade acadêmica e externa.

Formada pela Faculdade de Medicina de Barbacena, Mônica fez residência na área de Medicina da Família e da Comunidade, e tem mestrado em Bioengenharia de Sistemas Neuronais, ambos na UFSJ. Atualmente, estuda Geriatria no Hospital das Clínicas da UFMG.⠀

O tradicional programa da UFSJ, agora sob coordenação da professora Elisa Tuler, como ação do Pibex, se adaptou às necessidades dos encontros virtuais para manter ativa sua proposta de capacitação. Graças à oficina de uso de celular que constava da grade curricular presencial, a maioria dos estudantes aprendeu a utilizar o WhatsApp, aplicativo no qual mantêm um movimentado grupo de troca de mensagens, áudios, fotos, vídeos e informações sobre o calendário de vacinação da Covid-19. Outra forma de comunicação que vem ganhando cada vez mais engajamento é o Instagram.