Quer levar sua pesquisa para a indústria?

Publicada em 26/04/2021 - Fonte: ASCOM

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) informa como proceder: enviar projeto ou cadastrar startups, até 9 de maio, no 8° ciclo do Treinamento Academia-Indústria (AIT), que visa auxiliar pesquisadores-empreendedores da Suíça e do Brasil no desenvolvimento de projetos para o mercado e a indústria, de forma a apoiar a transformação de pesquisas aplicadas em startups de alto potencial. A iniciativa é uma promoção da Secretaria de Estado de Educação, Pesquisa e Inovação, da Confederação Suíça e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Serão escolhidos até 10 projetos/startups brasileiros para participar de dois "camps", um no Brasil e outro na Suíça, tendo como principais metas:  ajudar os participantes a desenvolver seus planos de negócios, habilidades de comunicação para negócios, esclarecer questões de propriedade intelectual, estabelecer novos contatos. O participante brasileiro com melhor desempenho receberá prêmio de R$ 10 mil para fomentar seu projeto.

O programa é destinado a estudantes de mestrado ou doutorado e pesquisadores de universidades, institutos de pesquisa brasileiros e centros de excelência tecnológica. Confira a chamada completa aqui.

Treinamento Academia-Indústria
O AIT é um programa implementado pela Swissnex no Brasil (imersão Brasil) e pela Universidade de St. Gallen (imersão Suíça) como forma de promoção das relações científicas e colaboração bilateral. Anualmente, a iniciativa recruta startups brasileiras e suíças para aceleração e intercâmbio entre os países, sendo especialmente direcionado a pesquisadores que querem se estabelecer como empreendedores, público em crescimento em ambos os países.