Evento vai discutir cuidados com estomia

Publicada em 26/04/2021

O projeto de extensão Envelhecer e Cuidar, coordenado pela professora Flávia de Oliveira, do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis (MG), realiza, entre os dias 4 e 5 de maio, a partir das 19h, o evento Imersão na prevenção e tratamento de lesões de pele e cuidados com estomias. As inscrições estão sendo recebidas via formulário, e devem ser providenciadas nesta semana, antes que se complete o número de vagas.

O seminário, on-line e gratuito, é fruto de cooperação entre docentes e discentes das federais de São João del-Rei e de Viçosa, da Universidade Estadual de de Minas Gerais (UEMG), e da Escola Técnica do Centro de Saúde São João de Deus. Nesta edição, vai receber os pesquisadores Eline Lima Borges (UFMG) e Juliano Teixeira Moraes (UFSJ).

Mais informações: simposioprevencaoetratamentofe@gmail.com.

Sobre os palestrantes
Eline Lima Borges é professora associada da Escola de Enfermagem da UFMG. Tem experiência na área de Enfermagem médico-cirúrgica e realiza pesquisas com ênfase nos seguintes temas: Saúde do adulto e idoso, Cuidado em saúde e na Enfermagem, especialmente na área de prevenção e tratamento de lesão cutânea e assistência à pessoa com estomia intestinal ou urinária. Coordena o Curso de Especialização em Enfermagem em Estomaterapia da Escola de Enfermagem da UFMG.

Juliano Teixeira Moraes, docente adjunto III da UFSJ, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, é diretor do Departamento de Educação da Sociedade Brasileira de Estomaterapia. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do adulto, e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando nos temas: estomaterapia, avaliação de programas e serviços de saúde e segurança do paciente.