G1 destaca aniversário da UFSJ

Publicada em 26/04/2021

O portal G1 Zona da Mata destacou o aniversário da UFSJ, que completou 34 anos de federalização no dia 21 de abril, e reproduziu falas do reitor da instituição, professor Marcelo Pereira de Andrade.

Entre os assuntos abordados pelo reitor na matéria do G1 estão a trajetória da UFSJ, o enfrentamento da pandemia, a adaptação às novas rotinas e necessidades impostas pela pandemia e os cortes orçamentários.

Veja, abaixo, as frases do reitor destacadas pelo G1 e acesse a matéria completa no link https://glo.bo/3noC4Xs.

“Temos uma Universidade que ao longo de sua história foi crescendo e ampliando os cursos de graduação e pós-graduação em diferentes áreas do conhecimento. Hoje, temos professoras, professores, técnicos e técnicas administrativas, alunos e alunas de diferentes partes do país, e vivemos a expansão de nossa internacionalização.”

“A crise nos levou a adotar ações muito importantes, como a implantação das bolsas de inclusão digital, a assinatura de uma biblioteca virtual, a manutenção e a ampliação das bolsas para alunos em vulnerabilidade socioeconômica.”

“Foi a ciência brasileira, foram as universidades públicas, foi o Sistema Único de Saúde que se apresentaram ao enfrentamento da pandemia. Não fosse por essas instituições, a situação do povo brasileiro seria ainda muito mais difícil. Quando superarmos esse cenário crítico, não poderemos deixar que se esqueçam do que fizemos. Agora, precisamos planejar nosso futuro, estar preparados para as oportunidades que virão, mas também, por hora, temos que nos posicionar em defesa da Universidade Pública Brasileira, em especial, da UFSJ.”