UFSJ inscreve para o Processo de Avaliação Socioeconômica

Publicada em 13/05/2021

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) acaba de publicar o edital para o Processo de Avaliação Socioeconômica (Pase). A inscrição no Pase é o primeiro passo para que o estudante em situação de vulnerabilidade (veja relação abaixo) possa pleitear o Auxílio de Promoção Socioacadêmica, formado pelos auxílios Permanência, Alimentação, Transporte (não oferecido durante o Ensino Remoto Emergencial, sendo pago no retorno das aulas presenciais) e Moradia. O formulário para inscrição está disponível em https://intranet2.ufsj.edu.br/siases2/.

O valor máximo do auxílio é de R$ 600, e se destina a garantir suporte financeiro aos estudantes matriculados em cursos de graduação presencial.

Os estudantes contemplados pelo Pase poderão acumular esse auxílio com qualquer espécie de bolsa acadêmica ou similares. O valor das referidas bolsas acadêmicas deverá ser informado à Proae, a partir do início de seu recebimento.

A classificação no Pase se dará por meio de processo avaliativo, cujo Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS) é calculado a partir de critérios da equipe de Serviço Social da Proae, considerando a documentação apresentada. O valor a ser recebido pelo discente corresponde à porcentagem definida no perfil para o qual foi classificado.

Responsabilidade
A Proae recomenda que os estudantes fiquem atentos à leitura do edital, às datas de todas as etapas do processo e ao preenchimento do formulário, de acordo com a data prevista no item 3 desse documento. A lista de pré-selecionados será divulgada até 31 de maio, não cabendo recursos, uma vez que o preenchimento correto do formulário é de exclusiva responsabilidade do estudante e respeitará a dotação orçamentária da UFSJ. A Proae adianta também que o número de pré-selecionados não implica necessariamente no número de alunos a serem contemplados. O edital completo está em https://ufsj.edu.br/proae/editais_pase.php.

Podem se inscrever no Pase os estudantes que recebem auxílio emergencial e auxílio alimentação emergencial; os que foram contemplados nos Editais Pase 01, 02, 03/2018 e 01/2019; os que se inscreveram no Edital Pase 01/2020 (que foi cancelado); e os que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.