Junho 2020: mapeamento das condições gerais da comunidade acadêmica

Publicada em 13/05/2021

Nesta quinta, 13 de maio, a retrospectiva dos primeiros 365 dias da nova gestão da UFSJ prossegue, destacando ações administrativas para a adequação à nova realidade decorrente da pandemia da Covid-19 e projetos ligados à prevenção da doença. Vários foram os desafios enfrentados desde então, sempre pautados pelo valor que tem o investimento público no ensino, pesquisa e extensão. Acompanhe:

A Universidade Federal de São João del-Rei inicia, nesta terça, 2 de junho, o mapeamento das condições de saúde e segurança de seus estudantes, professores, técnicos-administrativos e terceirizados em tempos de pandemia da Covid-19, além do levantamento das condições de acesso à internet, a recursos digitais e ao uso das tecnologias da informação e comunicação. O objetivo é reunir elementos para subsidiar ações futuras próximas e posteriores ao término desse momento singular que estamos vivendo. A participação de todos os segmentos é fundamental para o sucesso do diagnóstico.

O mapeamento será feito por meio de formulário enviado por e-mail, e disponível também na página da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. A intenção da UFSJ é conhecer as condições da comunidade acadêmica para lidar com a possibilidade de retomada das atividades didáticas, ainda que remotamente e de modo emergencial.
Diante das incertezas trazidas pelo novo coronavírus, a Universidade se viu diante de desafios que envolvem a essência de suas atividades. “O eixo do processo de ensino-aprendizagem são as pessoas. Os posicionamentos são os mais variados. A UFSJ vai embasar seu posicionamento de forma colegiada, e esse mapeamento é parte dessa decisão”, afirma o reitor Marcelo Andrade.

O questionário é formado por questões abertas e de múltipla escolha, direcionadas a cada uma das categorias, e outras de caráter específico. Os resultados serão divulgados pelos meios de comunicação da UFSJ e levados aos Conselhos Superiores.

 

Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=7982.