Paulo Freire em debate na aula inaugural do semestre

Publicada em 14/05/2021

A professora peruana Nélida Cespedes Rossel é a convidada da UFSJ para proferir a aula inaugural do primeiro semestre de 2021, marcada para esta segunda, 17, às 16h, com transmissão pelo canal da TV UFSJ, no Youtube.

Reflexiones sobre Paulo Freire y apuestas para el movimiento de educadores populares é o tema da palestra da professora Nélida Rossel, que foi convidada pelas docentes ligadas à Cátedra Paulo Freire da Universidade. Para recebê-la, as professoras do Departamento de Ciências da Educação (Deced), Bruna Sola e Mônica Todaro, e o reitor Marcelo Andrade.

Neste ano de 2021, o Brasil e o mundo celebram o centenário de Paulo Freire. Escolher essa temática de diálogo para inaugurar o ano letivo de 2021 demarca o início das comemorações relativas à data na UFSJ. “Reafirmamos assim a nossa opção política por uma pedagogia crítico-transformadora, que nos permita ler criticamente o mundo e nele nos inserirmos como sujeitos de nossa ação e de nossa formação. Em tempos marcados pelo embrutecimento da desigualdade que acirra processos desumanizadores de vida, celebrar Paulo Freire na acolhida que fazemos à nossa comunidade universitária é partilhar a esperança na educação crítica que praticamos como força coletiva humanizadora e potencialmente transformadora”, afirma a professora Bruna Sola.

Reflexões
Durante o debate, serão partilhadas algumas reflexões sobre Paulo Freire e a substantiva contribuição de sua abordagem política, ética e educacional na leitura do contexto atual, como possibilidade para ressignificação do sentido da Educação na construção de outro mundo possível.

Nas palavras da palestrante, as abordagens do autor ultrapassam qualquer campo temático ou programático, pois como político e pedagogo seu empenho o levou a dar respostas no quadro do contexto político, social, cultural, educacional de seu tempo, procurando contribuir a favor da transformação pessoal e social.

Nélida conta que “ainda hoje, uma ofensiva vem sendo desencadeada, tanto pelo atual governo do Brasil como em outras partes do continente, por conta das ideias transformadoras de Freire. No Brasil, foi lançado o projeto escola sem partido, que levanta a urgência de eliminar das salas de aula as “ideologias de esquerda” e todos os vestígios do principal pedagogo da história do país. Em geral, professores e educadores têm sido assombrados por essas ideias de mudança e transformação.”

O desafio, para Nélida, está em um pensamento profundo sobre os processos pedagógicos que motivam a apropriação e a criação do conhecimento, que contribuam para criar mais poder para os sujeitos que buscam uma sociedade diferente da atual. Pois somente essa acumulação de poder “subjetivo” (o poder dos sujeitos sociais) possibilitará o desmantelamento do neoliberalismo e das correntes conservadoras.

A palestrante
Educadora popular com experiência profissional em políticas e programas de desenvolvimento educacional, direitos humanos, direitos da infância, educação de jovens e adultos, Nélida Cespedes Rossel atuou em campanhas e políticas educativas das Nações Unidas. Desenvolve propostas que partem do enfoque da Educação Popular, por meio de oficinas, metodologias e elaboração de diversos materiais pedagógicos.

Presidenta honorária do Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (Ceaal), faz parte do Grupo de Incidências em Políticas Educacionais, que implica na relação com organizações e fóruns de toda América Latina e Caribe. Já representou o Ceaal em fóruns nacionais e internacionais.

Paulo Freire, 100 anos
Nascido em 1921, numa região pobre de Recife (PE), Paulo Freire comemoraria 100 anos neste ano. Sua trajetória foi marcada por sua práxis educativa conscientizadora, na qual defendeu incansavelmente a condição humana dos oprimidos e empenhou, por toda a sua vida, uma luta histórica por justiça social em prol da sobrevivência das classes desfavorecidas.

Sua prática, coerente com seu sonho de democracia, foi responsável pela criação de ideias e métodos, reconhecidos e divulgados em todo o mundo. A biografia completa do autor, seus prêmios e publicações podem ser conferidos no site do Instituto Paulo Freire.

Em função das comemorações do centenário do patrono da Educação brasileira, a Cátedra Paulo Freire da UFSJ vem se inserindo numa série de eventos nacionais, a exemplo do VIII Encontro de Cátedras, Grupos de Estudos e Centros Paulo Freire, ocorrido recentemente na Federal de Pernambuco. Compõe também a rede nacional e latino-americana de celebração do centenário, ao lado da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação e do Ceaal. Na UFSJ, uma série de ações está sendo organizada para essa celebração: rodas de leitura freireana, encontros de estudo da obra de Paulo Freire, seminário temático de iniciação à docência (em parceria com a Residência Pedagógica e o Pibid), entre outras.

Para a professora Bruna Sola, coordenadora da Cátedra, “nossa expectativa é que 2021 seja um ano de festa e de luta. Celebraremos Paulo Freire da forma como entendemos que ele gostaria de ser homenageado: com ações político-pedagógicas coletivas, que promovam uma formação humanizadora e nos permitam esperançar um novo amanhã.”

A Cátedra
A Cátedra Paulo Freire da UFSJ nasceu como instância vinculada ao Deced, em setembro de 2019. Sua criação foi mobilizada pela experiência que Bruna Sola construiu em seu pós-doutoramento, realizado na Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no ano anterior. Foi lá que pode conhecer a complexa teia de ações de ensino-pesquisa-extensão, bem como compreender a dinâmica orientadora de sua existência: reconhecimento institucional, preservação da memória e produção/socialização da Pedagogia Paulo Freire.

Fazem parte da Cátedra Paulo Freire as professoras Bruna Sola e Mônica Todaro (vice-coordenadora), a técnica administrativa Magda Lombardi, bem como um grupo docente, de variados cursos da UFSJ.

Pedagogia Paulo Freire e Paulo Freire e a Educação Popular são as duas disciplinas oferecidas pela Cátedra Paulo Freire para o curso de Pedagogia, e para estudantes dos demais cursos da instituição. A professores da Educação Básica, ministraram curso de formação com foco na Pedagogia Paulo Freire, “que pretendemos fomentar em novas ações, tendo em vista a expectativa da Cátedra em contribuir para a formação permanente dos professores da rede básica de São João del-Rei e região”, destaca Bruna.

Hoje, a Cátedra Paulo Freire abriga o Cursinho Popular Edson Luís e o projeto de extensão Escrivivências, direcionado a mulheres privadas de liberdade no contexto da Apac feminina. De acordo com Bruna, “um dos principais compromissos da Cátedra é vivenciar continuamente a extensão universitária como dever ético de diálogo com a sociedade, e compor um conjunto de ações coletivas que contribuam para a formação em extensão em nossa Universidade.”