Agosto 2020: CPA ouvirá a comunidade sobre ensino remoto

Publicada em 15/05/2021 - Fonte: ASCOM

Começa neste sábado, 22, a pesquisa on-line da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFSJ para levantar a opinião de professores, estudantes, técnicos e terceirizados sobre o ensino remoto na UFSJ. A pesquisa será feita em duas etapas. O questionário para respostas da comunidade estará disponível no site da CPA, e nos links relacionados abaixo.
De acordo com o professor do Departamento de Ciências Econômicas e membro da CPA, Douglas Ferreira, a ideia é investigar as opiniões da comunidade acerca do ensino remoto. “Essa proposta surgiu na Comissão, para avaliarmos as expectativas e os desafios em relação ao ensino-aprendizagem de forma remota”, explica.

A pesquisa on-line é bem objetiva, com um questionário rápido, de nove perguntas, que pode ser preenchido em apenas três minutos. “Por meio dela é que vamos investigar as expectativas e as dificuldades que as pessoas estão vivenciando”, adianta Douglas. Além das pesquisas que compõem o processo anual e obrigatório de auto-avaliação institucional, esse levantamento é uma exceção na forma da CPA atuar, promovendo um inédito mapeamento de opiniões.

Para Ricardo Resende, secretário da CPA, o questionário, ao final do primeiro semestre remoto, deverá será aplicado aos alunos durante o processo de inscrição periódica. A técnica-administrativa Daniele Patury, também da CPA, espera que a pesquisa tenha boa adesão, uma vez que o ensino remoto vai afetar a vida de toda a comunidade.

CPA
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo composta por representantes comunidade acadêmica - estudantes, docentes, técnico-administrativos - e da sociedade civil.

A CPA tem a responsabilidade de coordenar, conduzir e articular o processo contínuo de autoavaliação da UFSJ, em todas as suas modalidades de ação, com o objetivo de fornecer informações sobre o desenvolvimento da Universidade, acompanhando as ações implementadas para a melhoria de qualidade do ensino e do seu comportamento social.
O atual presidente da CPA é o professor Carlos Alberto da Silva Júnior (Demat).

Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8169.