Agosto 2020: divulgado protocolo de biossegurança

Publicada em 16/05/2021

A UFSJ lançou nesta quinta, 27 de agosto, o Protocolo de Biossegurança e Conduta para a Pandemia de Covid-19. O documento traz uma série de procedimentos a serem adotados para garantir a segurança das pessoas durante a retomada das atividades de maneira remota ou presencial. Elaborado pelo Comitê e subcomitês de Enfrentamento ao coronavírus, o conteúdo orienta quanto às formas de transmissão e precaução contra a contaminação.

De acordo com a presidente do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 UFSJ, a vice-reitora Rosy Ribeiro, as informações foram organizadas de forma a orientar o público no contexto de três diferentes situações, facilitando a adoção das medidas necessárias em cada caso.

Entrada nos prédios
O primeiro contexto aborda a entrada nos prédios dos campi durante o período emergencial, que será iniciado em 14 de setembro. Caso seja necessário acessar as dependências da UFSJ, as pessoas deverão se identificar e se registrar na portaria, usar a máscara de forma correta e higienizar as mãos com álcool 70%, utilizando os dispensers disponibilizados pela instituição ou o de uso individual. Estudantes, técnicos, professores e prestadores de serviço passarão por uma barreira sanitária e terão a temperatura aferida.

Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8188

Se proteja
O conteúdo detalha ainda como as pessoas devem proceder para se protegerem e não se contaminarem. O guia ensina como usar a máscara e higienizar as mãos de forma correta. Também orienta quanto à vestimenta adequada, na qual se deve minimizar a utilização de objetos difíceis de serem desinfectados, como bolsas e bonés. Os cabelos longos deverão estar presos e mochilas serão guardadas em locais indicados. A atenção aos hábitos comportamentais finaliza esse tópico, pontuando a necessidade de evitar o contato físico, de não compartilhar objetos pessoais, manter o distanciamento de 1,5 metro, entre outras informações.

Ambiente seguro
A terceira situação trata do uso e desinfecção dos ambientes, orientando sobre a utilização de banheiros e bebedouros. Já os elevadores serão exclusivos para pessoas com deficiência, durante a pandemia.
O material traz ainda os cuidados que serão tomados quando as atividades presenciais forem aprovadas pelos Conselhos Superiores e ensina como preparar soluções sanitizantes, além de listar as unidades de saúde para atendimento prioritário para Covid-19, nas cidades em que a UFSJ está presente.