Agosto 2020: manual reúne dicas para otimizar o ensino remoto

Publicada em 16/05/2021 - Fonte: ASCOM

A comunidade acadêmica da UFSJ pode contar com uma ajuda extra no momento de iniciar os estudos do período emergencial, a partir de 14 de setembro. O projeto de extensão CCOnversando Saúde elaborou o Manual do Ensino Remoto, com orientações para que estudantes, professores e técnico-administrativos possam se adaptar mais facilmente à nova rotina. Os interessados em conhecer a cartilha podem acessar o material neste link.

O guia reúne dicas de ergonomia, organização do espaço, saúde mental, gestão do tempo, além de detalhes sobre como conciliar os estudos com hábitos saudáveis. Todo o conteúdo é fundamentado cientificamente, dando credibilidade às informações que buscam mostrar que é possível transformar esta situação em uma oportunidade de conhecer novas formas de aprendizado.

É o que explica o aluno integrante do CCOnversando Saúde e um dos responsáveis pela elaboração do Manual, Pedro Bergamini. “A cartilha traz orientações relacionadas aos fatores que influenciam o aprendizado, visando apresentar como realizar a adaptação do ambiente para se aproveitar ao máximo as aulas que serão ministradas”, explica.

Também integram a equipe do projeto os estudantes do curso de Medicina, do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, Aluísia Tavares de Farias, Ana Luisa Souki Parreira, Larissa Ottoni Estevanin de Paula, Rodolfo Lucas Silva Mourato e Sarah de Farias Lelis, além dos professores Hygor Kleber Cabral Silva e Gustavo Machado Rocha.

Com o foco em educação e saúde, os autores do material se preocuparam ainda com a acessibilidade do conteúdo e a facilidade na leitura. Para isso, o texto foi dividido em tópicos e escrito em linguagem objetiva. De acordo com Pedro Bergamini, todas as pessoas interessadas podem ter acesso ao Manual, que foi construído com o intuito de trazer tranquilidade às pessoas, mostrando que há alternativas que podem tornar essa rotina mais fácil e proveitosa. “É tempo de superarmos desafios e é importante ter a certeza que a Ciência pode nos ajudar neste sentido”, conclui.

Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8183.