G1 destaca impactos dos cortes de orçamento da UFSJ

Publicada em 20/05/2021 - Fonte: ASCOM

Os impactos dos cortes de orçamento da UFSJ e outras instituições federais estão repercutindo nos meios de comunicação. O G1 publicou matéria sobre a entrevista coletiva do reitor Marcelo Andrade e destacou declarações como: "Se a atual situação for mantida, pode comprometer o pagamento de contas básicas como água, energia elétrica e insumos de laboratórios".

O G1 detalha, também, o tamanho dos cortes: o déficit passa de R$ 17 milhões; até o início de maio, 40% dos recursos haviam sido liberados, gerando atrasos no pagamento de contratos e bolsas; e dos 60% restantes, há um bloqueio de 13,8% no valor.

Durante a coletiva, prossegue o G1, o reitor destacou que "a atual situação na qual nos encontramos é muito preocupante, por isso estamos fazendo todo o esforço de tentar recompor esses recursos e mostrar à população essa realidade, uma vez que a Universidade é um patrimônio do povo brasileiro. É essencial que a sociedade seja envolvida neste contexto".

O veículo destaca, também, a situação dos colaboradores terceirizados, sobre a qual o reitor explicou que a UFSJ aguarda dados mais concretos do orçamento para a tomada de decisão sobre qualquer corte nos contratos. "Neste momento, está suspensa a recomposição de postos de trabalho de empregados terceirizados que pediram demissão ou se aposentaram. Estamos acompanhando com cuidado a situação, uma vez que sabemos da importância dos empregos para essas pessoas".

Veja matéria do G1 aqui.