Professora da Unicamp palestra nos Seminários Defim

Publicada em 31/05/2021

Nesta segunda, 31, às 19h, com transmissão pela RNP, acontece a oitava palestra do Ciclo de Seminários do Departamento de Estatística, Física e Matemática (Defim), Campus Alto Paraopeba. Ministrado pela professora Sandra Augusta Santos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o encontro terá como tema Problemas matriciais aplicados envolvendo Álgebra Linear Computacional e Otimização.

Com formação em Matemática Aplicada e Computacional pela Unicamp, Sandra é mestre e doutora em Matemática Aplicada, também pela Universidade Estadual de Campinas. É livre-docente em Métodos Computacionais de Otimização e titular na mesma Instituição. Sua área de atuação é Matemática, concentrando sua pesquisa em Métodos Computacionais de Otimização e Análise Numérica.

Neste encontro, a docente irá elencar tópicos selecionados da Álgebra Linear Computacional. Tendo em vista desafios atuais envolvendo grande volume de dados, serão apresentados problemas matriciais que combinam Álgebra Linear Computacional e Otimização nomeadamente, pesquisa de documentos, sistemas de recomendação e análise robusta de componentes principais.

Aos interessados em assistir às conferências anteriores, realizadas por pesquisadores e profissionais de instituições acadêmicas e empresariais do país, acesse o canal que o Departamento mantém no YouTube.