Atestados médicos devem ser enviados pelo novo aplicativo SouGov.br a partir desta quinta, 3

Publicada em 01/06/2021 - Fonte: ASCOM

Atenção, servidores! A partir desta quinta-feira, 3 de junho de 2021, o encaminhamento dos atestados médicos para o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) deverá ser feito de forma digital. Em vez da entrega presencial do documento ou pelo e-mail (durante a pandemia), o servidor deverá utilizar a ferramenta Atestado Web, disponível no aplicativo SouGov.br.

Assim, todos os servidores devem fazer o cadastro no SouGov.br para definir o login do aplicativo. Inicialmente, a ferramenta estará disponível apenas para smartphones. Vale lembrar que o Sigepe Mobile será desativado em 3 de junho e as informações hoje acessadas por lá também estarão no SouGov.br.

Todas as demais regras em relação aos atestados médicos permanecem as mesmas, como o envio no prazo de até cinco dias corridos, a contar da data do afastamento. Além disso, caso a licença seja utilizada para justificar falta ao serviço, o recomendado é que contenha a informação do CID, apesar de não ser uma informação obrigatória.

Caso o atestado médico não possua a informação do CID, o documento poderá ser enviado, mas será necessária a realização de perícia médica, posteriormente. Em caso de perícia, o servidor deverá apresentar o atestado original.

De acordo com a pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Conceição Assis, durante os meses de abril e maio, houve uma apresentação da nova funcionalidade para todas as pró-reitorias e unidades vinculadas, diretorias, assessorias, Reitoria, campus Centro-Oeste Dona Lindu e para os membros da Congregação, com o objetivo de instruir todos os servidores da UFSJ para a correta utilização do Atestado Web.

A pró-reitora informa ainda que os peritos do SIASS estão analisando os atestados recebidos e lançados administrativamente no SIGRH, que foram entregues durante o período pandêmico, até 31 de maio de 2021, para que o servidor não tenha problemas em acessar o Atestado Web.

Em breve, será divulgada uma cartilha/manual com as orientações e esclarecimentos às dúvidas sobre perícias, juntas médicas, afastamentos para tratar da própria saúde, para acompanhar familiar enfermo, dentre outros procedimentos que envolvem a saúde do servidor.

Mais informações sobre o assunto estão disponíveis no arquivo em anexo. O SouGov.br pode ser baixado no Google Play Store e na Apple Store.

Dúvidas devem ser enviadas para siass@ufsj.edu.br.