Indetec recebe inscrições externas para programa de mentoria

Publicada em 07/07/2021

A Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes da UFSJ (Indetec) está recrutando empresários e atores do ecossistema de empreendedorismo externo à Universidade Federal de São João del-Rei para seu programa de Mentoria. As inscrições serão recebidas até 29 de julho, neste link.

O mentor deve atuar junto aos negócios e empresas da Indetec, auxiliando em suas necessidades como, por exemplo, a realização de diagnóstico inicial para a estruturação da árvore dos problemas; a ampliação da rede de contatos dos empreendedores; a identificação de demandas de conhecimentos específicos exigidos para o aprimoramento do modelo de negócios e da tecnologia, entre outras atividades.

A Mentoria é voluntária, oferece certificado de participação e está estruturada nas seguintes fases: recrutamento, compartilhamento de materiais das empresas, desenvolvimento de atividades, semana de workshops, avaliação final.

Como informa o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da UFSJ (Netec), professor Paulo Granjeiro, a etapa externa é a última para se completar o Programa de Mentoria da Indetec. “Já temos 21 servidores cadastrados e esperamos agora mentores que sejam empresários ou façam parte do ecossistema de startups. Teremos um portfólio de mentores para auxiliar os empreendimentos que estão pré-incubados e incubados, como também os que estão por surgir. Será um importante instrumento para cooperar com os negócios e ampliar o networking.”

Objetivos e interesses
O Programa Externo Mentores Indetec visa contribuir para o desenvolvimento de startups e/ou spin offs nascidas na Incubadora, por meio da orientação de empresários e empreendedores, que podem vir a integrar um conselho consultivo, apto a oferecer um trabalho voluntário de mentoria, de acordo com suas especialidades e áreas de interesse. Sob novas perspectivas de negócios, que levam em conta discussões construtivas, essa rede de mentores contribuiria para a expansão da cultura do empreendedorismo e inovação da UFSJ, fortalecendo os mercados das regiões onde a instituição está inserida.

As áreas de interesse do Programa de Mentoria são amplas e englobam da abertura da empresa ao direito empresarial, passando pela formação profissional continuada, desenvolvimento de produtos, softwares, logística e marketing, que embasam modelos e planos de negócios estruturados estrategicamente nas áreas de qualidade, simulação, sustentabilidade e vendas, entre outras.

Para mais informações, acompanhe a Indetec nas redes e aqui. Contato também pelo e-mail indetec@ufsj.edu.br.