Vamos votar, comunidade?

Publicada em 19/07/2021

A Comissão Própria de Avaliação da UFSJ (CPA) reabriu, neste mês, as inscrições para a eleição de novos membros, dos segmentos técnico e docente. São cinco vagas para técnicos administrativos lotados nos campi Alto Paraopeba e Centro-Oeste Dona Lindu, para aqueles que atuam na pós-graduação e que tenham interesse na área de Comunicação. A vaga docente é também para a pós-graduação. Interessados em se candidatar têm até as 17h desta terça, 20 de julho, para preencher este formulário, habilitando-se a uma das seis vagas disponíveis na Comissão.

Todos os editais, do número 16 ao 20, podem ser consultados neste endereço. A votação on-line está marcada para o dia 23, sexta, de 8h às 17h, na página de eleições da Universidade. O presidente da CPA, professor Douglas Marcos Ferreira, destaca a importância do pleito: “O processo eleitoral para recompor os membros da CPA foi instituído a fim de garantir autonomia às atividades executadas. Além disso, o estatuto criou novas vagas para membros em subcomissões, nas quais estarão representantes de todos os campi da Universidade.”

Ainda de acordo com Douglas, a participação da comunidade acadêmica nas atividades da Comissão é essencial, pois esta é responsável por realizar as pesquisas que abastecem de informações a UFSJ. Para o professor Dimas José de Resende, que preside a Comissão Eleitoral, os espaços institucionais de representação devem ser considerados pela comunidade acadêmica como importantes instâncias decisórias democráticas que são.

Novo estatuto
Aprovado pelo Consu em 15 de março, o novo estatuto da CPA trouxe como uma das principais mudanças a realização de eleições para a escolha dos técnicos e docentes que a compõem. Também com intuito de aumentar a representatividade dos segmentos da instituição, foram criadas seis subcomissões, uma para cada campus da Universidade, composta por um docente, um técnico e um discente da graduação. A definição dos alunos será promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), no caso da graduação, e da Associação de Pós-Graduandos da UFSJ (APG). A Comissão passa a contar com 25 integrantes, que cumprirão um mandato de três anos, com exceção do representante da sociedade civil organizada, que permanecerá por dois anos.

CPPD
A vaga para um representante docente do Campus Santo Antônio na Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) segue em aberto, desde as eleições convocadas mês passado. Não houve inscritos para os dois últimos editais.