Trabalho da UFSJ é destaque em evento internacional sobre corrosão

Publicada em 30/07/2021

O trabalho Influência da geometria da gaiola rotatória e presença das aletas na tensão cisalhante em meios corrosivos de CO2/H2S, de autoria do doutorando Rhuan Costa Souza, foi premiado como a melhor apresentação oral durante o 21º Congresso Internacional de Corrosão (ICC), evento virtual que aconteceu de 21 a 23 de julho.

De acordo com o orientador, professor Alysson Helton Santos Bueno, do Departamento de Engenharia Mecânica e Produção da UFSJ (Demep), o trabalho analisa os processos de corrosão interna em fluxo de dutos para transporte de óleo e gás. “Desenvolvemos pesquisas há cerca de oito anos nesse tema, que interessa demais às empresas de petróleo em todo mundo, uma vez que o transporte de óleo e gás, na maioria das vezes, é realizado através de dutos”, explica Alysson.

Cesteq
Rhuan Costa é mestre em Engenharia Mecânica e cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Física e Química dos Materiais (FQMat) da UFSJ. Há oito anos, ele é um dos pesquisadores ligados ao Centro de Engenharia de Superfícies, Tribologia e Eletroquímica (Cesteq), onde começou como bolsista de iniciação científica. O Cesteq é um espaço muito ativo de pesquisa, onde são gerados e desenvolvidos diversos projetos de investigação científica em diversas linhas de pesquisa relacionadas à corrosão.

Segundo o professor Alysson Bueno, que também coordena o referido Centro de Engenharia, quatro doutorandos e dois mestrandos do FQMat integram atualmente o grupo de pesquisa Corrosão interna de dutos de transporte de óleo e gás. “Dois deles estão indo cursar, a partir de agosto, parte do doutorado na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos”, comenta o coordenador.

Congresso
O 21º Congresso Internacional de Corrosão foi um evento de apresentações e debates, com grandes autoridades mundiais, no que diz respeito às inovações e às tecnologias de prevenção da corrosão. Realizado pela Associação Brasileira de Corrosão (Abraco) e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), contou com 288 trabalhos de participantes de mais de 80 países.

Sobre as pesquisas desenvolvidas no Cesteq: https://cesteq.wixsite.com/cesteq
Para ler o artigo premiado: https://cesteq.wixsite.com/cesteq/publicacoes
Na foto que ilustra essa matéria, Rhuan Costa é o segundo pesquisador,  na primeira fila, seguindo o sentido de leitura (esquerda/direita), tendo a seu lado direito o professor Alysson Bueno.