<i>Voz dos Sinos</i> reverbera em Portugal

Publicada em 02/08/2021

O curta-metragem documental Voz dos Sinos, que retrata o cotidiano do ofício de sineiro e da linguagem dos sinos de São João del-Rei, foi apresentado em Vila Real, Portugal, durante o 7º Congresso Internacional de Antropologia da Asociación de Antropologos Iberoamericanos en Red.

Dirigido por Thiago Morandi, jornalista formado pela UFSJ, videomaker e pesquisador, o curta apresenta o ofício dos sineiros, a linguagem ancestral dos sinos, seu papel como instrumento de comunicação e como instrumento musical, destacando sua função religiosa na história de São João del-Rei. Com nove minutos de duração, o filme vem de um dos processos de criação desenvolvidos pelo diretor durante o mestrado Interdisciplinar em Artes, Urbanidade e Sustentabilidade da UFSJ (Pipaus). Atualmente, Thiago é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na PUC Minas, investigando o papel do registro imagético nos processos criativos de artes urbanas.

Voz dos Sinos foi exibido pela primeira vez em 2018, na Bienal de Arte de Havana (Cuba), seguindo para sua cidade-personagem, de onde seguiu carreira: esteve no 18º Festival de la Imagen em Manizales (Colômbia), no 43º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) e em diversos festivais de cinema e encontros acadêmicos. E pode ser visto gratuitamente no YouTube: https://youtu.be/JWkARHxYY_k.