Inverno Cultural neste sábado vai do cinema à música, do teatro e à literatura

Publicada em 28/08/2021

Penúltimo dia do 32° Inverno Cultural UFSJ. Aproveite tudo o que a agenda deste sábado tem a oferecer: cinema infantil, literatura, mesa hotxuá, artes cênicas e show musical.

A atração da Mostra de Cinema Infantil é Para’í, filme de Vinicius Toro que apresenta uma criança indígena que começa a questionar seu lugar no mundo, a língua que precisa aprender na escola, a religião escolhida pelo pai e os conflitos de uma aldeia que fica bem próxima de uma cidade grande.

Às 15h, a Mesa Hotxuá está de volta, com Cantos, rezos e tradições. Os convidados são Cíntia Guajajara, professora e liderança indígena na Terra Indígena Arariboia, e Fábio Bonfim Duarte, professor da Faculdade de Letras da UFMG, que trabalha com pesquisas sobre línguas indígenas do Tronco Tupi e do Tronco Macro-Jê.

O espetáculo A lenda da cobra e do sapo e outras histórias é a atração das 18h, trazendo para cena recortes de narrativas populares que perpassam pelo imaginário da fé, do sertão e dos antigos contadores de histórias do interior brasileiro. Com Adriana Maciel, Lua Melo Franco, Dhu Rocha, Carlos Renatto e Agnaldo Pires.

A literatura, às 19h, fica por conta de Cromossomos cósmicos – do folhetim ao touchscreen – literatura e mídias, com Igor Alves e Juliana Pereira. Igor lançou recentemente o livro Cromossomos cósmicos, cuja seleção de poemas fez parte do sarau de ontem à noite.

Às 20h tem mais artes cênicas com Paranoia, do Teatro Oficina Uzyna Uzona. um espetáculo multimídia, quase-solo, de Marcelo Drummond, que interpreta os poemas do livro de Roberto Piva, um andarilho pelo centro da metrópole, trazendo à tona o subterrâneo homoerótico de uma São Paulo mítica, a cidade que não para.

Sábado, claro, tem show musical. Abacate contemporâneo apresenta, às 21h, o show Tá todo mundo vendo, nome da música lançada durante a pandemia nas plataformas de transmissão e redes sociais. Mais cedo, às 16h, tem bate-papo com a banda.

As transmissões acontecem no canal da TV UFSJ no YouTube. Acompanhe também as redes sociais do festival.