Enem reabre inscrições; nova rodada de provas em janeiro

Publicada em 17/09/2021

Para os participantes do Enem que não se inscreveram para as provas uma boa notícia. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação que coordena a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, informou que, desde o dia 14, estão reabertas as inscrições para o Enem 2021 aos participantes que tiveram a isenção negada por não ter participado da edição de 2020.

O prazo para novas inscrições termina no próximo dia 26. Para os novos inscritos, a prova ocorrerá nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. Os participantes já inscritos terão a aplicação da prova mantida para os dias 21 e 28 de novembro próximos.

Todas as informações para os novos inscritos estão disponíveis na Página do Participante, cujo link é https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ .

A decisão do Inep decorre do fato de o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar a reabertura do pedido de isenção após analisar uma ação movida pela rede Educafro e outras entidades ligadas à Educação e à representação política.

Números
Antes dessa decisão, o Enem registrava, segundo dados do Inep, o menor número de inscritos desde 2009: 3,1 milhões de inscritos após o pagamento da taxa. Destes, 100 mil farão a versão digital das provas.

Na edição do ano passado, o número de inscritos foi superior (5,7 milhões), mas a abstenção foi recorde. No Enem digital, o índice chegou a 70% e no impresso, a 50%. Dados apontam também que o Enem deste ano é o mais branco e elitizado da última década. Houve queda de 53% de inscrições de pretos, de 54,8% de indígenas e de 35,7% de brancos.