Laço Solidário divulga balanço final da campanha de arrecadação

Publicada em 24/09/2021

A comissão organizadora da Campanha Laço Solidário, que realizou ações de arrecadação de maio a agosto deste ano, divulga o balanço final das doações de produtos alimentícios, itens de higiene e limpeza, materiais escolares e valores em dinheiro.

Trabalhando em conjunto, as instituições de ensino da cidade – UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei), Uniptan (Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves) e o IF-Sudeste MG-Campus São João del-Rei somaram forças aos sindicatos e entidades assistenciais civis. Juntos, estenderam suas mãos a quem precisava, capitalizando esforços a fim de aliviar as carências de tantos que necessitavam de comida e cuidados, nesse momento de escassez que o mundo atravessa.

Fizeram parte da Laço Solidário em São João del-Rei: Atus Rede de Ensino, ADUFSJ-SSind, SINDS-UFSJ, DCE UFSJ, Sindcomércio, Notícias Gerais, Ascas, Associação Nova Geração Brasil, Fórum de Mulheres das Vertentes, Sociedade São Vicente de Paulo, Mocidade Maria de Nazaré, Obras Sociais Vovô Faleiro, Igreja Metodista, Albergue Santo Antônio e GT-Rua.

A campanha surgiu em maio, como uma nova proposta de ação conjunta e integrada das instituições nas cidades em que estão atuando: São João del-Rei, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas, cidades em que a UFSJ também está presente. E o resultado superou as expectativas das entidades e dos organizadores.

Pontos de coleta e resultados
Em parceria com o Sindcomércio de São João del-Rei, somente na cidade e entorno (Santa Cruz de Minas e Tiradentes) foram 22 supermercados que funcionaram como pontos de coleta. Da rede de supermercados, colaboraram: Agostinho, Bahamas, Bahamas Mix, Bergão, BH, Castro, Esquinão, Mavi, Monterey, Vale e Mercearia São José. Nos pontos de coleta ficou instalada, durante esses quatro meses, uma caixa identificada com a arte da campanha.

Por meio dessa ação coletiva, foram arrecadados, nesse período, exatos 15.234,4 quilos de alimentos não perecíveis e itens de higiene e limpeza. Mais de 15 toneladas, distribuídas entre as entidades beneficiadas, parceiras da Laço.

Além disso, foram repassados valores em dinheiro de pessoas da comunidade externa e dos sindicatos ADUFSJ-SSind e SINDS-UFSJ, que doaram R$ 9 mil à Campanha, igualmente repassados aos seguintes parceiros: ONG Nova Geração Brasil, Mocidade Espírita, Igreja Metodista, Ascas, Albergue Santo Antônio, Obras Sociais Vovô Faleiro, Sociedade São Vicente de Paulo, Fórum de Mulheres das Vertentes e GT-Rua.

Já em Divinópolis, onde se localiza o Campus Centro-Oeste Dona Lindu, o foco da ação foram quatro escolas na cidade, nas quais foram entregues 623 kits escolares e 711 kits de alimentação.

O Campus Sete Lagoas também se engajou: entre os meses de abril e maio, contou com a colaboração de servidores do Campus, comerciantes locais e Prefeitura Municipal. Durante a campanha, promoveram ainda a Calourada Solidária, a recepção aos novos estudantes marcada por ações solidárias às famílias em situação de risco. No período, foram arrecadadas 73 cestas básicas, encaminhadas para o Centro de Referência em Assistência Social de Sete Lagoas, para o Projeto Local de Envolvimento Comunitário, para o Grupo Voluntário Irmãos que Doam e para o Mão Amiga, totalizando mais 1.460 quilos de alimentos.

No Campus Alto Paraopeba, a campanha nasceu e se desenvolveu por meio de parceria da comunidade acadêmica com entidades assistenciais e empresariais de Ouro Branco, centrada na coleta de alimentos e leite durante abril e julho, com 50 famílias atendidas a cada mês. Ações pontuais, como doação de agasalhos, prosseguem na campanha Todos por Ouro Branco, que conta com o envolvimento permanente de professores do Campus para a multiplicação das ações de solidariedade.

Como a Laço Solidário surgiu
Os pratos estão vazios nas mesas brasileiras. A fome está na ordem do dia. A urgência de ações para combatê-la, e garantir sobrevivências no cenário imposto pela pandemia da covid-19, mobilizou a sociedade civil na busca de soluções que amparassem famílias que passaram a viver em situação de insegurança alimentar e extrema pobreza.

Diante desse severo quadro de fragilidade social, que também se reflete em vários municípios mineiros, surgiu a proposta da campanha Laço Solidário, que previa ações coordenadas de arrecadação de alimentos e material de higiene como forma de amenizar a atual crise social, que aumentou drasticamente o número de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica, devido à perda de empregos formais e à redução da renda familiar informal.

A cada mês, de maio a agosto deste ano, a campanha Laço Solidário propôs uma ação específica, divulgando o nome das entidades assistidas e formas de como fazer a doação diretamente a essas entidades. Promoveu, em 8 de maio, na abertura da Campanha, o Dia D de arrecadação nos supermercados parceiros, fechando com chave de ouro o término do período de recebimento das doações com o Dia F, em 7 de agosto. Considerando o público interno das instituições envolvidas, a ideia foi dar visibilidade, nas redes sociais, a cada iniciativa, e direcionar os recursos arrecadados diretamente para as beneficiárias.

A pandemia não acabou!
Apesar de a Laço Solidário ter se encerrado, a pandemia da covid-19 e a necessidade das entidades e famílias assistidas permanecem. Todas essas instituições estão enfrentando um desafio ainda maior em 2021. Depois de mais de um ano e meio em pandemia no Brasil, as doações e correntes de solidariedade, que foram significativas no início do ano passado, estão cada vez menores, embora a insegurança alimentar, bem como a pobreza, tenham se agravado.

Por isso, como um apelo final, a comissão organizadora da Laço Solidário reforça que os interessados em contribuir continuem em contato, buscando auxiliar as entidades da sociedade civil que foram nossas parceiras. Pois, enquanto houver desemprego e crise econômica, sempre será preciso mantermos uma forma de estender nossas mãos aos menos favorecidos.