UFSJ lança chamada para nova etapa de ações de combate à covid-19

Publicada em 01/11/2021 - Fonte: ASCOM

Está aberta, até o dia 22, a submissão de projetos à terceira etapa da chamada do Programa Institucional de Auxílio ao Enfrentamento à Pandemia covid-19, seus Impactos e Efeitos (Pie-covid-19). Realizado pela Reitoria da UFSJ, o Programa conta com o apoio das pró-reitorias de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope).

Desde o início da crise sanitária, o Pie-covid-19 tem contribuído para o desenvolvimento de ações transversais e interdisciplinares no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, implementadas por servidores e discentes junto às comunidades nas quais a UFSJ está inserida. Nessa nova chamada de demanda estimulada, são 18 frentes de ação, que se somam às anteriores. Entre as nove inéditas, estão:
1) Ações de conscientização da importância da vacinação e das medidas de proteção no combate à doença covid-19.
2) Desenvolvimento de atividades/ações para mitigar os impactos do isolamento social e da ausência de aulas presenciais na aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos que não se adaptaram ao ensino remoto.
3) Formulação de estratégias e desenvolvimento de ações que contribuam para facilitar a formação de redes que atuem no combate à fome e à miséria.
4) Assessoramento a produtores(as) rurais na formação de coletivos de agricultura familiar que contribuam na divulgação dos produtos, realização de feiras orgânicas e na distribuição de alimentos.
5) Construção de ações que capacitem pessoas em relação às orientações e técnicas básicas relativas ao processo de cuidado e assistência em Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Medicina, Educação Física, entre outras áreas de Saúde, para cuidados com pacientes debilitados por sequelas da chamada “covid prolongada”.
6) Desenvolvimento de circuitos de atividades e exercícios físicos para recuperação e reabilitação de pessoas que sofreram os impactos da doença e do isolamento social.
7) Ações de apoio psicológico e saúde mental às pessoas vítimas da covid-19 e dos efeitos do isolamento social, aos enlutados e recuperados da doença.
8) Formação de grupos de assessoramento a redes de apoio familiar e psicológico aos jovens, órfãos da covid-19.
9) Projetos de combate às falsas informações (fake news), relacionadas aos tratamentos, terapias e medidas de enfrentamento à covid-19.

Podem participar os servidores do quadro permanente da UFSJ, em efetivo serviço, que devem ficar atentos às regras dessa terceira chamada, pois houve mudanças em relação às anteriores, que implicam em desclassificação da proposta. O período de realização das propostas aprovadas é de até seis meses, com início a partir de 3 de janeiro e término em 30 de junho de 2022.

Os planos de enfrentamento à pandemia da covid-19 devem ser enviados em arquivo eletrônico, no formato .pdf, no sistema PEX UFSJ. Para consultar a chamada completa, acesse este link.

Mais informações: setex@ufsj.edu.br.