A semana é das Ciências: vai começar o XVIII CPC

Publicada em 05/11/2021

Entre os dias 8 e 12 de novembro, a Universidade Federal de São João del-Rei promove a décima oitava edição do Congresso de Produção Científica e Acadêmica (XVIII CPC), seu mais tradicional evento de divulgação da Ciência, da Extensão, da Docência e da Internacionalização. Realizado, pela primeira vez em sua história, de forma virtual, terá transmissão pelas plataformas RNP, Google Meet e Zoom.

A programação do CPC prepara, para o dia 8, às 19h, cerimônia de abertura, com a presença confirmada de dirigentes e pró-reitores da área acadêmica, além da clássica agenda cultural, que vai trazer para o público apresentações musicais gravadas de alunos e egressos do curso de Música da UFSJ e de integrantes de outros projetos da Universidade, guiadas pelo professor Modesto Flávio Chagas Fonseca (Dmusi). Às 19h30, tem início o debate sobre o tema do XVIII Congresso, O papel da Ciência no enfrentamento às crises, com a participação de Varley Dias Sousa, doutor em Ciências Farmacêuticas e especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa. A palestra de abertura será transmitida pelo canal da TV UFSJ no YouTube.

O encerramento, na sexta, 12, traz outra discussão, às 14h30, com o diretor fundador do Instituto Paulo Freire do Brasil, José Eustáquio Romão, que fala sobre Centenário de Paulo Freire, cinquentenário da Pedagogia do Oprimido. Na sequência, o recital Entre a estrada e o cosmos, com o Grupo Larvas, formado pelos poetas Igor Alves e Vinicius Tobias, também com transmissão pelo canal da TV UFSJ.

Compõem o Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ os seguintes eventos: XVIII Semana de Extensão Universitária (XVIII Semex), o VIII Seminário de Iniciação à Docência (VIII SID), o XXVII Seminário de Iniciação Científica (XXVII SIC) e o IV Seminário de Internacionalização (IV SIN).

História
A trajetória do Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ teve início há quase duas décadas. Tudo começou com a Semana de Estudos e Divulgação de Pesquisas (Sedip), em 1987, que tinha como objetivo tornar público os trabalhos desenvolvidos pelos discentes e docentes da Universidade na iniciação científica e na extensão.

Tempos depois, em 1993, nasceu o I Seminário de Iniciação Científica, que proporcionou a divulgação das pesquisas realizadas por estudantes da UFSJ e de outras universidades do país. Em 2002, foi criado o I Congresso de Produção Científica, do qual faziam parte o IX SIC, XV Sedip e I Semex.

Com o aumento significativo da produção científica, foi necessária uma remodelação do evento. Em 2011, a UFSJ realizou a I Semana de Iniciação à Docência, que reuniu projetos e programas dessa área, com destaque para os trabalhos produzidos no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Desde então, o Congresso de Produção Científica e Acadêmica vem se consolidando como o grande momento do intercâmbio científico-cultural na Federal de São João del-Rei.

Nesta edição, somente o Seminário de Iniciação Científica, por exemplo, congrega 978 participantes, responsáveis por 289 apresentações, com a presença de 49 avaliadores externos. De acordo com Luciana Neves, diretora da Divisão de Projetos e Qualificação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope), para além desses números, mais de mil pessoas estão envolvidas na logística do Congresso, entre organizadores, apresentadores, avaliadores, orientadores e moderadores.

Para acompanhar todas as informações sobre o XVIII CPC, siga este link, onde estarão disponíveis também os cronogramas de apresentação e os locais de transmissão dos trabalhos inscritos.

 

Maria Eduarda Carvalho
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom