Física aplicada ao tratamento da obstrução nasal

Publicada em 08/11/2021

Nesta segunda, 8, às 17h, com transmissão pela RNP, está programada mais uma palestra do Ciclo de Seminários do Departamento de Estatística, Física e Matemática (Defim), Campus Alto Paraopeba. Física aplicada ao diagnóstico e tratamento de obstrução nasal é o tema do pesquisador Guilherme Garcia, da Universidade Marquette e da Faculdade de Medicina de Wisconsin, ambas nos Estados Unidos.

Graduado, mestre e doutor em Física pela UFMG, Guilherme exerce o cargo de professor assistente no Departamento de Otorrinolaringologia da Universidade de Wisconsin. Sua área de pesquisa inclui o desenvolvimento de melhores ferramentas para diagnosticar a obstrução nasal, usando simulações de dinâmica de fluidos computacionais do fluxo de ar nasal. Além disso, investiga como os epitélios respiratórios regulam a hidratação do muco, estudando a biofísica do transporte de íons em nível celular.

Neste webinário, o palestrante vai demonstrar como a física do fluxo de ar na cavidade nasal pode ser aplicada para melhorar o diagnóstico e o tratamento de obstrução nasal.

Rafaella Azevedo
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom