Confira a programação do primeiro dia da IV Feira de Startups

Publicada em 17/11/2021

Nesta quarta, 17, começa a IV Feira de Startups das Vertentes, evento que visa fortalecer o mercado empreendedor e de startups da região. E já no primeiro dia o evento terá painéis, oficinas e, claro, competições de propostas de negócios e soluções para desafios de inovação.

A programação prepara, às 9h45, cerimônia de abertura, seguida da webconferência, às 10h, “Painel: Experiências Educacionais Inovadoras”. Na sequência, às 14h, o painel “Startups: Retrospectiva e Perspectivas”, com a participação de empreendedores bem sucedidos da região. As transmissões on-line podem ser acompanhadas pelo canal da TV UFSJ. Às 18h, começam as oficinas, como o Círculo Dourado (Golden Circle), com a professora Júlia Dário, e o Lean Canvas, com a professora Paula Salume, ambas da UFSJ.

O primeiro dia de evento se encerra com a atração mais aguardada: a competição de Pitches, do 3º RockStartups, promovida pelo Hub Rockfort. O objetivo é impulsionar o crescimento do negócio e a aquisição de investimento para os participantes, em que os inscritos serão desafiados a apresentar uma ideia ou negócio a grandes empresários, e possivelmente investidores da região, por meio de um Pitch. Durante o evento, que será presencial no Hub Rockfort, os empreendedores participantes terão total liberdade para realizarem propostas reais de investimento. Após avaliação por banca, as melhores apresentações serão premiadas.

Empreendedorismo e Inovação

Neste ano, a organização da Feira está sob o comando do professor Dárlinton Carvalho, do Departamento de Ciência da Computação da UFSJ, em parceria com outras instituições de ensino, como o IF Sudeste - MG e o Centro Universitário Presidente Tancredo Neves (Uniptan). O evento também recebe apoio do SEBRAE, Instituto Vertentes e outras associações comerciais e industriais da região, como a ACI del-Rei e o Sindcomércio.

A ideia da Feira de Startups das Vertentes surgiu durante uma reunião de trabalho do ACI del-Rei, visando criar um ambiente mais favorável para o surgimento de novas empresas e inovações tecnológicas na região. Desde sua primeira edição, em 2018, formou-se uma aliança entre universidades, como a UFSJ e Uniptan, e associações comerciais, como o SindComércio, de modo a fomentar o desenvolvimento de toda a comunidade.