Enem 2021: provas começam neste domingo, 21

Publicada em 19/11/2021

Domingo, dia 21, marca o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a principal oportunidade de ingresso no Ensino Superior para a maioria dos jovens brasileiros. Desde 2013, a UFSJ extinguiu o vestibular tradicional e aderiu à nota do exame como processo seletivo da graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Devido à pandemia de covid-19, este é o segundo ano consecutivo em que a prova é aplicada seguindo regras específicas, como o uso obrigatório de máscara, por exemplo. Ainda que em situação atípica, são esperados mais de 3 milhões de vestibulandos no exame deste domingo.

As provas do Enem 2021 começam às 13h e serão aplicadas em todos os campi da UFSJ, com exceção do Campus Sete Lagoas (CSL). O presidente da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), da UFSJ, José Trindade, traz algumas dicas para os estudantes que vão prestar o exame: “verifique com antecedência seu local de prova, para evitar chegar atrasado, e separe com antecedência o seu documento de identidade e caneta preta de corpo transparente. Não deixe de ir com máscara e levar um lanche reforçado”.

Trindade também destaca que a adoção do Enem/Sisu para entrada na Universidade foi fundamental para a democratização do acesso à educação superior: “por ser um processo unificado, o candidato tem facilidade de se inscrever, pois a partir da nota do Enem ele poderá optar por qualquer curso de qualquer universidade do país”. E finaliza, com mais uma valiosa dica para quem se prepara para domingo: “fique tranquilo para fazer uma ótima prova e ingressar nos cursos de graduação da UFSJ em 2022”.

Mais informações você pode acompanhar na página do Enem 2021.