Pianista formada na UFSJ conquista prêmio nacional de música

Publicada em 14/12/2021

Gabriela Vieira, pianista formada pela UFSJ, conquistou o primeiro lugar no Concurso Nacional de Piano de Ituiutaba (MG). Além dessa classificação, a jovem recebeu os prêmios de melhor interpretação da música Cascata, de Rodrigo Lima; melhor interpretação de Prelúdio e Fuga, de J. S. Bach, e ainda foi a melhor intérprete do compositor homenageado no concurso deste ano, Rodrigo Lima.

O Concurso Nacional de Piano Prof. Abrão Calil Neto acontece anualmente, com o objetivo incentivar e descobrir jovens talentos, e valorizar compositores nacionais. Devido à pandemia, a 28ª edição aconteceu em modo virtual. “Fiquei muito feliz com a oportunidade de fazer música, de ter meu trabalho reconhecido e pelo resultado tão positivo. O aprendizado e a preparação para o concurso também foi um grande prêmio”, afirma Gabriela Vieira, que está em sua segunda graduação em Música.

Natural de Araçuaí (MG), Gabriela iniciou os estudos de piano aos 16 anos e, desde então, participou de diversos festivais com pianistas do cenário nacional e internacional. Graduou-se na licenciatura em Música, com habilitação em Piano, pela UFSJ, na classe da professora Carla Reis. Atualmente, cursa o bacharelado em piano na UFMG, com a professora Laura Boaventura. “Os concursos de piano são extremamente importantes, pois promovem os compositores brasileiros, a música clássica internacional e servem como incentivo aos estudos e à preparação profissional dos jovens pianistas.”