Reitoria encerra 2021 com um agradecimento especial: muito obrigado!

Publicada em 24/12/2021

A todos e todas que, de forma direta ou indireta, contribuíram para cuidar da saúde dos nossos servidores(as), colaboradores(as) e discentes. Agradecemos também àqueles que pensaram e agiram na defesa da segurança do trabalho e nas ações de combate à pandemia da covid-19.

Obrigado aos que cuidaram da infraestrutura da nossa Universidade, reformando, construindo, mantendo e equipando nossas instalações, sem as quais não teríamos como oferecer uma educação de qualidade aos nossos discentes.

Obrigado àquelas e àqueles que cuidaram de nossos dados e nossos sistemas, contribuindo para ampliação do acesso à internet em todos os campi e para a modernização e confiabilidade das informações geradas. Também aos envolvidos em conectar pessoas e inventariar mais de 4.200 processos, muitas vezes de forma manual. Agradecimento aos que facilitaram o fluxo de informações e notícias, buscando sempre a transparência e retorno à sociedade.

Foram muitas as realizações. A resolução da voçoroca no Campus Alto Paraopeba e o plantio de cerca de 28 mil m² de grama para tornar mais verde e agradável o Campus. Cabe também apontar o pioneirismo do Campus Sete Lagoas na produção de energia elétrica provinda dos raios solares. Impossível não realçar as muitas ações emergenciais encabeçadas pelo Campus Centro-Oeste Dona Lindu, que auxiliaram heroicamente no diagnóstico e combate ao coronavírus.

Obrigado àquelas e àqueles que buscaram contribuir para um meio ambiente mais sustentável, dando destinação correta a mais de três toneladas de resíduos e planejando uma UFSJ eficiente energeticamente, com laboratórios mais modernos e equipados.

Cerca de 560 servidores foram capacitados em 25 cursos; 80 servidores atendidos no Programa de Qualificação e Educação Profissional dos Servidores da UFSJ (PQualis).

No que diz respeito à modernização de processos, 92,64%, de um total de 2.447 assentamentos funcionais, já têm algum documento digitalizado.

Parabéns àquelas e àqueles que estimularam a flexibilização da matriz curricular com vistas à mobilidade acadêmica, ao contato dos discentes com disciplinas de outros cursos e ao desenvolvimento de ferramentas de Tecnologia de Informação voltadas para o acompanhamento de egressos.

Agradecimento aos que possibilitaram a participação de mais de 300 discentes, mesmo em plena pandemia, nas ações de Extensão.

O agradecimento alcança ainda os envolvidos na proposição do Ensino Remoto Emergencial, tanto nos 49 cursos de graduação quanto nos 30 da pós-graduação, atendendo a milhares de discentes. Também aos responsáveis pela internacionalização de nossa instituição, valorizando a diversidade cultural, linguística, trazendo visibilidade nacional e internacional à UFSJ.

No momento difícil pelo qual passamos, foram mais de 500 estudantes acolhidos pelos serviços de atendimento psicológico. E, em 2021, três mil alunos atendidos por algum dos auxílios estudantis, de modo a assegurar sua permanência na Universidade no momento de crise.

Mesmo com a pandemia, 1.327 alunos colaram grau e 2.795 estudantes foram recebidos pela UFSJ.

O Inverno Cultural teve a sua primeira edição de forma remota e mobilizou milhares de pessoas em centenas de shows, cursos, oficinas e palestras.

Desejamos que 2022 seja o ano dos reencontros. Luz, saúde e serenidade, para que juntos possamos dizer, numa só voz: Viva a Vida! Viva a Ciência! Viva a Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade! Viva a UFSJ!