Oportunidades na pós: agenda de janeiro

Publicada em 21/01/2022 - Fonte: ASCOM

A UFSJ oferece diversos cursos de pós-graduação. Neste mês de janeiro, confira quais programas estão recebendo inscrições, e como fazer para se candidatar a uma das vagas. Acompanhe as páginas dos programas de pós: nelas, são publicadas as últimas informações de seu interesse.

PPGCM
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais está com inscrições abertas, até o dia 28 de janeiro, para os cursos de mestrado e doutorado, em duas áreas de pesquisa: Morfofisiologia dos sistemas e Imunofisiopatologia dos sistemas.

De acordo com o edital, não há taxa de inscrição e os candidatos devem enviar, em um único arquivo .pdf, os documentos listados no tópico 2.4. A Comissão de Seleção do Programa irá enviar um e-mail resposta, confirmando o recebimento da documentação.

Mais informações neste link.

PGDPLAT
O Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território está disponibilizando 15 vagas, que podem ser preenchidas até o dia 2 de fevereiro, para as linhas de pesquisa: Desenvolvimento, Sustentabilidade e Território; e Economia Internacional e Território.

Neste formulário, além do requerimento de inscrição, há um espaço reservado e obrigatório para inserir, como anexo, a documentação prevista no item 2.2 do edital. As avaliações serão realizadas em três etapas: prova única, entrevista e análise curricular. É válido lembrar que esse processo seletivo é isento de taxas.

Acesse a página do Programa para mais informações.

Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade
O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, Campus Dom Bosco, recebe inscrições de médicos residentes até o dia 23. A prática será desenvolvida no ambiente da Atenção Primária em municípios de Minas Gerais.

As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os interessados devem anexar os documentos solicitados no item 5 do edital, preencher todos os dados solicitados no formulário e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 200.

Para realização da prova escrita (primeira etapa), o candidato deverá, obrigatoriamente, anexar o documento no Sistema que contém o esquema vacinal completo contra a covid-19.

Mais informações disponíveis na página do Programa ou pelo e-mail secretariaresidenciamedica@ufsj.edu.br.

Profiap
O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional divulgou a abertura de 391 vagas para seu processo seletivo, sendo 24 destinadas a UFSJ, e distribuídas em três categorias: Convênio, Servidores das Ifes e Demanda Social. As inscrições podem ser realizadas até o dia 4 de março.

De acordo com o edital, os requisitos básicos para a inscrição são:
*Ter graduação em qualquer curso reconhecido pelo MEC até a data da matrícula;
*Apresentar a documentação exigida no item 3.9;
*Ter realizado o Teste Anpad, em pelo menos uma das edições constantes no item 5.2 ou estar inscrito na edição de fevereiro de 2022;
*Conhecer e estar de acordo com o regulamento nacional do Profiap, de suas instituições associadas (acessos especificados no Anexo II) e das exigências contidas no edital.

A taxa de inscrição é de R$ 200, mas a possibilidade de isenção, caso o candidato se enquadre nos requisitos estabelecidos pelo Decreto nº 6.593 e pela Lei nº 13.656.

Dúvidas podem ser esclarecidas no site do Programa ou no e-mail profiap@ufsj.edu.br.

 

Rafaella Azevedo
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom