Evento celebra a importância das cientistas brasileiras

Publicada em 11/02/2022 - Fonte: ASCOM

Ao abrir um livro de Ciências, de quem são aqueles rostos estampados nas páginas? Ao pensar em grandes cientistas, quem são as pessoas que lhe vem à mente?

As respostas podem variar um pouco, entre Einstein, Newton e Pasteur – é certo que a maioria sabe os nomes de alguns dos homens que ficaram marcados na história como grandes mentes. Mas quantos de nós já ouvimos falar sobre Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, matemáticas que garantiram a chegada do homem à lua, enquanto ainda enfrentavam as opressões racistas da sociedade estadunidense? Ou da brasileira Ruth Nussenzweig, pioneira das vacinas contra a malária? Ou de Rosalind Franklin, a descobridora da estrutura do DNA? Ou de Graziela Maciel Barroso, a Primeira Dama da Botânica no Brasil, responsável pela identificação de mais de 30 espécies de plantas? Ou de Wang Zhenyi, uma das primeiras pessoas a criarem um modelo explicativo para o funcionamento dos eclipses solares? Ou ainda de Madame Durocher, parteira carioca e a primeira mulher a ser convidada a ingressar na Academia Imperial de Medicina?

A resposta é, na maioria das vezes, negativa. E é pensando nesta realidade que o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado a 11 de fevereiro, foi criado pela ONU, em 2016. A data tem como objetivo reiterar a importância das mulheres na pesquisa, além de honrar a memória de tantas personalidades que por vezes foram apagadas da história da Ciência, ao mesmo tempo em que propõe políticas de incentivo ao engajamento de jovens cientistas.

Como forma de marcar o dia, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) realiza roda de conversa com mulheres da Ciência, nesta sexta, a partir das 16h, no canal da Fundep no YouTube. Estarão presentes as pesquisadoras Leonice Mourad (Universidade Federal de Santa Maria), Simone Evaristo (Instituto Nacional do Câncer), Sarug Dagir (Universidade Federal do Tocantins) e Ana Paula Fernandes (Universidade Federal de Minas Gerais).

A iniciativa vem contribuir com o reconhecimento feminino no cenário brasileiro de pesquisa, campo majoritariamente masculino: de acordo com dados divulgados pela Unesco, as mulheres são apenas 28% dos pesquisadores no mundo, o que demonstra como é difícil o acesso a investimentos e redes de estudo, entre outras questões estruturais e culturais.

Prêmio Carolina Bori
No Brasil, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) homenageia as cientistas brasileiras destacadas e as futuras cientistas brasileiras de notório talento, por meio do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, concedido desde 2019, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori.

Para a vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral, a pandemia revelou ainda mais a importância da Ciência e das cientistas, pois muitas delas participaram ativamente, tanto no Brasil como no exterior, do sequenciamento genético do vírus e de outros aspectos biológicos e medicinais, assim como da análise dos impactos sociais e econômicos dela decorrentes. “Acho que a nossa querida Carolina Bori deve estar muito feliz com nossas mulheres cientistas”, destaca.

As vencedoras dessa edição foram: Nilma Lino Gomes, professora titular emérita da Faculdade de Educação da UFMG, na área de Humanidades; Gulnar Azevedo e Silva, professora titular do Instituto de Medicina Social da UERJ, na área de Biológicas e Saúde; e Beatriz Leonor Silveira Barbuy, professora titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.

A cerimônia de premiação, que pode ser vista no canal da SBPC no YouTube, ocorre anualmente, alternando duas categorias – Mulheres Cientistas e Meninas na Ciência. Esta terceira edição premia as mulheres cientistas, categoria dedicada às pesquisadoras de instituições nacionais que tenham prestado relevantes contribuições à Ciência, à gestão científica e à tecnologia nacionais.

Samara Santos
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom