UFSJ lança edital do Inverno Cultural 2022

Publicada em 17/02/2022

A Universidade Federal de São João del-Rei abre, nesta quinta-feira, dia 17 de fevereiro, edital para seleção de propostas artístico-culturais que irão fazer parte da programação da 33ª edição do Inverno Cultural UFSJ.

O festival de artes integradas vai ser realizado de 23 a 31 de julho de 2022, com atividades presenciais previstas para as cidades mineiras de São João del-Rei, Divinópolis, Sete Lagoas e Ouro Branco, e atividades on-line na página do Inverno Cultural, www.invernocultural.ufsj.edu.br

Após a edição on-line do Inverno no ano passado, devido à pandemia, em 2022 a tendência é que as atrações e oficinas sejam realizadas presencialmente, se, na época do festival, as condições de segurança sanitárias assim permitirem. Os proponentes devem prever a realização das atrações nos cenários de um evento presencial e, se for necessário, o on-line.

Serão até 84 propostas classificadas pelo edital, em 24 modalidades divididas em cinco áreas temáticas: Arte-educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Música e Literatura.

Podem fazer inscrições grupos e artistas com CNPJ, de 04 a 18 de abril exclusivamente pelo sistema disponível no site www.invernocultural.ufsj.edu.br.

A edição 2022 do Inverno Cultural terá como tema “Planeta Fome”. A temática se inspira no álbum homônimo de Elza Soares, de 2019, para reverenciar a artista e, ao mesmo tempo, promover reflexão sobre temas sensíveis à sociedade brasileira e que estão nas letras de suas canções como o racismo, a homofobia, o negacionismo, a violência doméstica, o feminicídio e a fome.

O edital pode ser acessado pelos endereços eletrônicos: https://www.invernocultural.ufsj.edu.br/editais ou https://www.ufsj.edu.br/proex/editais.php.

O resultado da seleção será divulgado no dia 23 de junho no mesmo endereço eletrônico. Outras informações pelo e-mail invernocultural@ufsj.edu.br ou pelo telefone: (32) 3379-2510.