Editais Fapemig: recursos hídricos e apoio a instalações multiusuários

Publicada em 18/02/2022 - Fonte: ASCOM

Projeto Aprimoramento da Gestão de Recursos Hídricos no Estado de Minas Gerais, Chamada 03/2022 da Fapemig, recebe inscrições de propostas até o dia 14 de março. O objetivo é induzir e fomentar projetos de pesquisa científica e tecnológica e/ou de inovação que pensem estudos para desenvolvimento e implementação de instrumentos de aprimoração para gestão de recursos hídricos no contexto do projeto no Estado.

Os recursos financeiros totais, de R$ 1 milhão, serão distribuídos na programação orçamentária e financeira do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, que vão receber, respectivamente, R$ 750 mil e R$ 250 mil. As propostas apresentadas devem estar de acordo com os temas prioritários delimitados pelo Igam, que podem ser conferidos no link da Chamada.

Parceria entre UFSJ e Igam
É interessante lembrar que, em novembro de 2021, a UFSJ firmou parceria com o Igam, por meio da assinatura do Protocolo de Intenções, a fim de permitir um ambiente de contribuição mútua que promova o desenvolvimento de atividades extensionistas voltadas para o tema, tão essencial, da de gestão de recursos hídricos.

Instalações multiusuários
A Chamada 02/2022, referente ao Programa de Apoio a Instalações Multiusuários, destinado a redes de compartilhamento de equipamentos e instalações de pesquisa, pretende colaborar com o desempenho e a atividade de instalações multiusuários inseridas nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do Estado, e/ou incentivar o uso compartilhado desses equipamentos para pesquisas em andamento.

Em 2019, na edição anterior a essa chamada, a UFSJ teve um projeto aprovado. Entre 60 propostas encaminhadas, 28 foram aprovadas, de oito instituições mineiras. O período de inscrição para a Chamada 02/2022 se encerra em 11 de abril. De acordo com o edital, serão feitos investimentos da ordem de R$ 20 milhões; cada proposta poderá requerer até R$ 2 milhões. Essa quantia, porém, poderá ser ajustada a qualquer momento, a critério do Conselho Curador da Fapemig.

Dúvidas, nos dois editais: encaminhe-as à Fapemig via Fale Conosco.

Maria Eduarda Carvalho e Luiza Tomey
Estudantes de Jornalismo, estagiam na Ascom